JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 23 de abril de 2017

Da conceituada atriz Cidah Viana



 Notícias: Exame de Capacitação Profissional para Palhaço(a) - SATED-MG

No dia 27 de abril foi realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (centro - BH) o exame de capacitação profissional para a função de palhaço(a) através do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais - SATED-MG. 


Foram 7 candidatos inscritos: Poliana Reis (palhaça Ricota), Rogéria Lepesqueur (palhaça Pururuca), Niel Flávio (palhaço Fubá), Markus Camara (palhaço Krespo), Marcela Barreto (palhaça Marceleza), Francisco Dornellas (palhaço Garnizé) e Júlio César Bernardo (palhaço Pirulito). Cada um trouxe sua motivação, sua bagagem artística e suas histórias, nascidas de cidades como: Tebas, Belo Horizonte, João Monlevade e Congonhas. 

 O exame foi composto por uma entrevista, apresentação pública de duas cenas - uma inspirada em um palhaço(a) reconhecido e outra de criação livre - e entrega de trabalho escrito sobre o palhaço(a) escolhido(a). A banca examinadora foi composta por Cícero Silva, palhaço e diretor teatral do Ateliê Titetê, Cidah Viana, palhaça de Divinópolis e Lindomar Simões, do Circo Irmãos Simões. Também ajudaram nos trabalhos a coordenadora de circo do Sated, Sula Mavrudis e o funcionário do Sated-MG e diretor teatral, Atenágoras. O dia começou cedo com a análise da documentação e da pesquisa feita pelo candidato. 

 Familiares, amigos e colegas da palhaçaria acompanharam o exame, como os colegas de Martinho Campos que vieram a BH especialmente para isso. O Teatro Terceira Margem se empenhou na divulgação do edital, assim como no apoio logístico para a realização do mesmo.  A expectativa era grande.

 Após a conversa com cada candidato, passou-se a apresentação das cenas. Primeiro, os candidatos apresentaram cenas inspiradas em palhaços(as) com trabalho reconhecido. Foram escolhidos os(as) palhaços(as): Currupita (Lilian Moraes - Grupo Off Sina), Lili Monti, Biribinha (Teófanes Antonio), Carequinha (George Savalla Gomes), Xuxu (Luiz Carlos Vasconcelos), Antonio Quintino e Gilmar Pedro Querubim (respectivos palhaços Paçoca e Pingolé do circo Spacial de Campinas), entre outros. Nossa reverência aos mestes da palhaçaria que dedicam/dedicaram suas vidas a fazer as pessoas rirem!

 O público do parque apareceu, gostou e aplaudiu. Cada cena durou 5 minutos. Tum-tum-tum... a emoção de apresentar já é grande, com uma banca de examinadores então, haja coração! Passou-se então para a apresentação de uma cena de livre escolha do candidato. Nessa parte, os artistas escolheram cenas para demonstrar da melhor forma a criação de sua personagem. Surgiram temas ligados à profissões, como jardineiro, lavadeira, entregador de presentes e faxineiro.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário