JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Do colaborador José Henrique Pimpão




Devido à realização mais tardia das festas do Espírito Santo

Apenas 10 touradas em maio na Terceira



                                    
         
TOURADAS À CORDA Época arranca a 01 de maio com três espetáculos



Número reduzido de touradas à corda em maio deve-se ao facto de as festas do Espírito Santo se realizarem, este ano, mais tarde.

São apenas 10 as touradas à corda que estão marcadas para maio na Terceira, realizando-se nove no concelho de Angra do Heroísmo e uma no da Praia da Vitória.

Segundo o aficionado e investigador José Henrique Pimpão, que recolhe os dados sobre as touradas à corda na Terceira, “a quebra em relação a maio do ano passado, em que se realizaram 35 eventos, justifica-se pela data mais tardia das festas do Espírito Santo, que empurrou muitas touradas para o mês de junho”.
Em junho, adiantou, “espera-se que se venham a realizar para cima de 40 espetáculos nos arraiais taurinos da Terceira”.
De acordo com José Henrique Pimpão, “é de calcular, portanto, que a época atinja o número de anos anteriores, ou seja, que se aproxime das duas centenas e meia”.

No arranque da época de 2017 das touradas à corda, a 01 de maio, realizam-se três espetáculos taurinos, nomeadamente no Cabouco, nas Fontinhas (Ezequiel Rodrigues), na Fonte da Ribeirinha (João Gaspar filho) e na Canada dos Diabretes, em São Pedro (José Albino Fernandes, Humberto Filipe, Ezequiel Rodrigues e João Gaspar pai).

Após um interregno, há uma tourada na Carreirinha, em São Bento, a 20 de maio, com toiros da ganadaria de Humberto Filipe.
Para o dia 22 está agendada uma tourada na Canada de Belém, na Terra Chã (José Albino Fernandes e Humberto Filipe).
No dia 27 do próximo mês decorrem duas touradas à corda, uma no Pico da Urze (Humberto Filipe) e outra na Ladeira Branca (José Albino Fernandes).

Para o dia 28 está prevista uma tourada no Chafariz Velho (Atlântico), com toiros da ganadaria de José Albino Fernandes.
A 29 de maio há uma tourada no Pico da Urze (Humberto Filipe).
Finalmente, no dia 30 decorre uma tourada à corda no Espigão, no Posto Santo (Eliseu Gomes).

Seis tradicionais

Das 10 touradas à corda marcadas para maio na Terceira, seis são tradicionais (cinco em Angra e uma na Praia).
São tradicionais as touradas à corda que se realizam nas Fontinhas e na Ribeirinha, no dia 01, na Canada de Belém, no dia 22, na Ladeira Branca, no dia 27, no Pico da Urze, no dia 29, e no Espigão, no dia 30.

Todas as touradas têm início pelas 18h30, exceto a do Pico da Urze, no dia 27, que começa às 21h00.
A Terceira foi palco de 219 touradas à corda em 2016, menos sete do que em igual período de 2015.

No ano passado, no concelho de Angra do Heroísmo foram realizadas 125 touradas à corda, enquanto no da Praia da Vitória ocorreram 94 espetáculos taurinos.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário