JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 12 de novembro de 2017

Do colaborador José Henrique Pimpão


  
Capinha Magalhães pai

D E    T  O  I   R  O  S
NA MAIOR MANIFESTAÇÃO TAURINA DO MUNDO
A ILHA TERCEIRA FOI PALCO DE 215 TOURADAS À CORDA EM 2017
Terminada que foi mais uma época das touradas à corda, é tempo de lidar com os números estatísticos para se apurar como decorreu, em 2017, a festa mais admirada dos terceirenses.


Graças à sempre pronta e habitual colaboração das Câmaras de Angra e Praia, através das funcionárias dos respectivos sectores, é possível demonstrar, com minucioso rigor, nos 6 quadros que se seguem, algo do que se passou, nos arraiais
taurinos e que a nossa grande afición mostra sempre curiosidade em saber.
Este ano tivemos 215 eventos (menos 4 do que em 2016), dos quais 120 são tradicionais (menos 3 do que as autorizadas pelo regulamento) e 95 NÃO tradicionais, estas promovidas por particulares.   –No concelho de Angra realizaram-se 137 corridas (69 tradicionais e 68 não tradicionais), no da Praia houve 78 corridas (51 tradicionais e 27 não tradicionais).
Quanto às ganadarias, conforme o quadro anexo, as habituais três primeiras classificadas, couberam, este ano, à Casa Agrícola José Albino Fernandes, Humberto Filipe e Herdº de Ezequiel Rodrigues, respectivamente  em 1º(48,50 corridas) , 2º (46,50 corridas) e 3º (36.25 corridas).
No que respeita à qualidade das touradas em si, diremos que o povo continua a preferir a quantidade à qualidade, apesar de se terem realizado algumas muito boas, nomeadamente uma boa parte das 120 tradicionais, ou seja, as promovidas pelas comissões dos Impérios e/ou dos Padroeiros das freguesias que, financiadas pelo povo, têm mais possibilidades de contratar os melhores toiros.

OS 50 ANOS DA CAJAF


Foi há 50 anos que, em Outubro de 1967, o falecido e carismático ganadeiro Sr. José Albino Fernandes fundou a sua ganadaria, hoje propriedade da filha, Fátima Albino Ferreira e marido António Ferreira que, com dedicação, saber e paixão,
têm mantido a emblemática Casa Agricola José Albino Fernandes com a qualidade que herdaram.
Numa festa de homenagem à ganadaria, pela efeméride, iniciativa e organização do aficionado Daniel Luz e colaboração da esposa e alguns amigos, teve lugar no passado dia 13 um jantar, seguido de cantoria, no Salão (à cunha) de Santa Luzia da Praia da Vitória.
A festa terminou no dia 15 com uma tourada à corda, na mesma localidade.

TRÊS PASTORES QUE SE DESPEDEM


No lugar dos Boíns (aos três Cantos) e na propriedade da Casa Agricola José Albino Fernandes, teve lugar um almoço de homenagem e despedida dos pastores da casa, Carlos Tomás e Gustavo Veiga, como reconhecimento pela colaboração prestada, foram-lhes oferecidas prendas pela ganadaria e por alguns amigos.
A festa terminou com uma animada cantoria.
Segundo conseguimos apurar, a decisão destes dois ainda jovens e dedicados pastores, com alguns anos de corda, prende-se, apenas e só, com as suas vidas particulares e profissionais, mostrando-se, no entanto, á disposição da ganadaria para, em casos esporádicos e necessários, prestarem a sua colaboração.
Por outro lado, o Pastor José Manuel Sousa, filho do Ganadeiro Humberto Filipe, decidiu também deixar a corda, após 36 anos no comando da mesma.  A despedida e homenagem dos colegas deu-se no intervalo da última tourada à corda no Porto Judeu, no passado dia 15, com oferta duma salva de prata, gravada com dedicatória.
Refira-se ainda que também foi homenageado, mas no intervalo da tourada do Terreiro, pelos seus 25 anos de corda e sempre na casa de HF, o Pastor do meio da corda, Paulo Duarte.   

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO DAS TOURADAS À CORDA
A terminar informamos a afición que em breve teremos boas noticias sobre algumas (boas) alterações ao Regulamento das touradas à corda.    O Governo Regional já as aprovou e enviou-as para a Assembleia Regional dos Açores para assinatura final que, julgamos saber, será ainda este ano e para entrar em vigor em 2018.                                                                               
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário