JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 17 de junho de 2018

Do meu baú




Eu, o Coronel e o Coelho

Por solicitação do bom amigo Gustavo Manuel Moura, que mais tarde seria meu diretor na empresa Impraçor (Açoriano Oriental), acompanhei há uns anos atrás a visita à ilha Terceira de duas ilustres figuras, concretamente Alberto Coronel e Humberto Coelho.
O primeiro representante da Lacoste ...e o segundo ligado à mesma na qualidade de propagandista, tratando-se de um dos mais carismáticos capitães que passaram pelo Sport Lisboa e Benfica. Nessa ocasião, Humberto Coelho recuperava de uma cirurgia a um joelho e que foi, com todo o êxito, realizada na Alemanha por um competente cirurgião, reconhecido mundialmente.
Por ser representante de A Bola nos Açores, Gustavo Moura fez questão que eu acompanhasse Humberto Coelho nesta viagem relâmpago à Terceira (chegou de manhã e saiu por volta das 18H30), após ter passado por São Miguel. É que, circunstancialmente, havia uma ligação à empresa J. Moura, Limitada, e, como tal, achou-se por bem que, naquela manhã, a sessão de autógrafos tivesse lugar na firma J. Moura, então situada na Rua de São João (não sei se ainda existe). Aproveitei este encontro para fazer uma entrevista ao brioso capitão do Benfica. Estas oportunidades não podem passar ao lado, para mais que Humberto Coelho, pelo seu caráter e qualidade como futebolista, sempre granjeou enorme popularidade, sobretudo no seio benfiquista.

Depois, e seguindo a minha sugestão, uma visita à sede do Sport Club Angrense, uma das delegações do Sport Lisboa e Benfica nos Açores. Humberto, como se esperava, sempre acompanhado por Alberto Coronel e a minha pessoa foi recebido entusiasticamente por muitos adeptos benfiquistas, com o capitão a estender a mão a todos os fervorosos águias que o solicitavam.
Passada a euforia na sede do Angrense, esta questão foi colocada: onde vamos almoçar? Desde logo sugeri o Clube de Golfe da ilha Terceira, sugestão essa que foi aceite com muito agrado, tendo Humberto Coelho adiantado (sic) “que ainda teria tempo para matar o vício do golfe”. Assim foi. E manda a verdade dizer que, no CGIT, Humberto Coelho recebeu todo o apoio, nomeadamente por parte dos profissionais do clube e de todo o “staff”, incluindo alguns diretores de nacionalidade americana.
Volvidos alguns anos, Humberto Coelho passa de novo pela Terceira, desta feita na companhia do King Eusébio, deslocação que se inseriu no programa de aniversário do Sport Club Angrense que incluiu um colóquio que decorreu na sala de espetáculos da Sociedade Recreio dos Artistas, tendo-se seguido um jantar no restaurante Beira Mar (bem pertinho da sedo do Angrense), no qual estive presente na companhia de João Machado e Gustavo Silva, respectivamente presidentes da Assembleia Geral e da Direção do SCA. Aproveitei para recordar com Humberto Coelho o dia em que passamos juntos, tendo ele informado que o Alberto Coronel tinha partido para o Brasil. Acresce que neste evento representei o Jornal do Desporto, do qual era chefe de redação.
Posteriormente, e como é do domínio público, Humberto Coelho assumiu o cargo de selecionador nacional (presença no Europeu disputado na Bélgica e na Holanda) e, atualmente, é um dos vice-presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, a convite de Fernando Gomes, o presidente que substituiu Gilberto Madaíl.
Hoje e sempre, Humberto Coelho ligado ao futebol e, também, quando depara com tempo disponível, uma passagem pelos campos de golfe, a sua outra grande paixão. Ainda gostava de saber se ele já enfrentou o nosso amigo Joel Neto? Um dia havemos de saber. E no caso afirmativo, quem foi o melhor, Humberto Coelho ou Joel Neto?

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário