JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 17 de maio de 2020

Do médico fisiatra António Raposo - Artigo do Diário dos Açores



Hoje acompanhado da foto da inauguração não das luzes da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres mas sim das luzes do meu jardim...

Conselhos de médico 35
1 – “Entorse do joelho”.
2 – A entorse do joelho é uma doença que pode englobar uma série de lesões, todas efectuadas ao mesmo tempo. Pode ser uma situação “simples” como teve o Cristiano Ronaldo na final do euro 2016, que o obrigou a ser substituído, ou ser uma lesão gravíssima-
3 – A causa mais frequente é uma entorse com o pé “preso” no chão, o joelho ligeiramente flectido e rotação do tronco, mas pode também ser desencadeada por um traumatismo directo.
4 – As lesões que podem estar presentes são as seguintes: A – Rotura do ligamento colateral medial (o interno); B – Rotura do ligamento colateral lateral ( o externo); C – Lesão do menisco medial; D - Lesão do menisco lateral; Rotura do ligamento cruzado anterior (LCA); E – Rotura do ligamento cruzado posterior (LCP); F – Lesões das cartilagens.
5 – A lesão mais frequente é precisamente a rotura parcial do ligamento colateral medial.
6 – A associação de lesões mais frequente é a lesão do menisco medial, lesão do ligamento colateral medial e rotura do ligamento cruzado anterior. É a chamada Tríade de O’Donoghue (este é que é mesmo complicado…!!! Até eu tenho sempre que verificar como é que se escreve…!!!).
7 – O diagnóstico baseia-se na história do doente, na evolução, no exame físico (muito importante saber fazer os vários testes clínicos que existem para cada patologia) e na realização de uma ressonância magnética nuclear.
8 - É claro que o tratamento depende de qual a lesão, ou as lesões, que estão presentes e qual o grau de severidade de cada uma delas. Em qualquer caso a primeiras medidas a tomar deverão ser: RICE (Repouso, Ice (gelo), Compressão e Elevação).
Nota: Como cada lesão em si tem as suas especificidades, voltaremos a este tema “separando” cada uma das lesões. Como escrevi no ponto 4 podem surgir 6 lesões numa “simples” entorse do joelho. E já me esquecia que também pode haver uma fractura (sete lesões …!!!). É obra.
António Raposo, médico fisiatra.


Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário