Hoje acompanhado da foto da inauguração não das luzes da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres mas sim das luzes do meu jardim...
Conselhos de médico 35
1 – “Entorse do joelho”.
2 – A entorse do joelho é uma doença que pode englobar uma série de lesões, todas efectuadas ao mesmo tempo. Pode ser uma situação “simples” como teve o Cristiano Ronaldo na final do euro 2016, que o obrigou a ser substituído, ou ser uma lesão gravíssima-
3 – A causa mais frequente é uma entorse com o pé “preso” no chão, o joelho ligeiramente flectido e rotação do tronco, mas pode também ser desencadeada por um traumatismo directo.
4 – As lesões que podem estar presentes são as seguintes: A – Rotura do ligamento colateral medial (o interno); B – Rotura do ligamento colateral lateral ( o externo); C – Lesão do menisco medial; D - Lesão do menisco lateral; Rotura do ligamento cruzado anterior (LCA); E – Rotura do ligamento cruzado posterior (LCP); F – Lesões das cartilagens.
5 – A lesão mais frequente é precisamente a rotura parcial do ligamento colateral medial.
6 – A associação de lesões mais frequente é a lesão do menisco medial, lesão do ligamento colateral medial e rotura do ligamento cruzado anterior. É a chamada Tríade de O’Donoghue (este é que é mesmo complicado…!!! Até eu tenho sempre que verificar como é que se escreve…!!!).
7 – O diagnóstico baseia-se na história do doente, na evolução, no exame físico (muito importante saber fazer os vários testes clínicos que existem para cada patologia) e na realização de uma ressonância magnética nuclear.
8 - É claro que o tratamento depende de qual a lesão, ou as lesões, que estão presentes e qual o grau de severidade de cada uma delas. Em qualquer caso a primeiras medidas a tomar deverão ser: RICE (Repouso, Ice (gelo), Compressão e Elevação).
Nota: Como cada lesão em si tem as suas especificidades, voltaremos a este tema “separando” cada uma das lesões. Como escrevi no ponto 4 podem surgir 6 lesões numa “simples” entorse do joelho. E já me esquecia que também pode haver uma fractura (sete lesões …!!!). É obra.
António Raposo, médico fisiatra.


Sem comentários:
Enviar um comentário