JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 23 de junho de 2019

Da escritora Graziela Veiga - ADIAR O SOFRIMENTO!


ADIAR O SOFRIMENTO!

Quando vivemos alguma situação de sofrimento, doença, temos duas alternativas. Ou apanhamos uma injecção que dói, mas é a cura mais rápida, ou tomamos comprimidos em busca de um lenitivo ou solução que tarda em chegar. 

Assim é o sentimento que experienciamos quando vivemos na mentira, uma falsa sensação de felicidade, que apenas adia o sofrimento. 

Este exemplo aplica-se a várias situações da nossa vida, quer a nível familiar, sentimental ou no dia a dia de trabalho, na relação com os colegas. Nem sempre a nossa realização pessoal a nível de trabalho é aquela pela qual esperávamos, pois quantas vezes não estamos satisfeitos com a vida que levamos, mas continuamos a praticar as mesmas acções todos os dias, à espera de milagres que nunca acontecerão. Se queremos a mudança, façamo-la nós mesmos. 

É por esta razão que dizemos que a vida é para aqueles que têm a coragem de ousar, encarar os seus erros e optar sempre pela verdade. É um gesto que nos traz paz interior, não há dinheiro que pague. 

Independentemente de tudo que nos aconteça, encarar a verdade, será sempre a melhor solução para qualquer situação que nos advenha. É inevitável que se faça uma introspecção, verifiquemos a nossa situação actual, a fim de nos inteirarmos do nosso estado sentimental, emocional e afectivo, e vermos onde existe coerência entre o exterior e o interior, para que saibamos exactamente o que teremos que mudar. 

Uma das coisas a evitar é sairmos pela tangente quando sabemos que alguém tem algo importante a dizer-nos, mesmo que tenhamos a certeza de que vamos sofrer. A vida é para quem tem coragem de a aceitar e sabemos que todas as dores por maior que sejam, um dia terão fim, por isso, sejamos audazes, enfrentemos com tenacidade os acontecimentos. 

Para que isso aconteça, existe a empatia que é uma boa conselheira. Faz com que nos coloquemos no lugar do outro ao tomarmos uma decisão, ou seja, faz com que não façamos ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós. 
No entanto, para ser sincero não é necessário ser rude e grosseiro. Optemos sempre pela gentileza. Quando temos a certeza da nossa verdade, não precisamos levantar o tom de voz para nos impormos. 

É imprescindível que tenhamos a coragem de vivermos a nossa verdade, pois é a escolha certa e que nos irá conduzir ao caminho da felicidade. 

Ouvir conselhos das pessoas que nos amam, também é importante, mas jamais saberão o que se passa em nossos corações. 

Há três coisas que não poderão ser escondidas durante muito tempo. O sol, a lua e a verdade. Por isso, devemos prezar pela verdade. Quem ama a verdade, a verdade o defenderá!

22-06-2019
Graziela Rocha Veiga
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário