JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Do colaborador Rodrigo Maia da Silva


Fuma aos 12 anos? Deixa fumar…

Vi uma imagem de uma jovem a cuspir sangue num maço de cigarros e pensei: “Olha, de certeza que os fumadores nunca viram isto, senão, não fumariam”. Depois parei e pensei: “Que ideia mais estúpida, vão fumar na mesma”.
Será mesmo assim?



Em Portugal, desde Maio de 2016, que os maços de cigarros têm imagens chocantes, uma das medidas da linha de cessação tabágica, de acordo com uma directiva europeia, que já foi transporta para lei nacional.

Nos últimos doze anos, a Europa tem imposto cada vez mais limitações ao consumo de tabaco em locais públicos, tendo sido a Irlanda em 2004, o primeiro país a proibir qualquer cidadão de fumar em locais públicos, seguiram-se

Chipre, Malta e Noruega no mesmo ano.

Em Portugal, o tabaco é responsável por uma a cada dez mortes. Para além disso, 90% dos fumadores, começaram a fumar antes dos 25 anos, tal como revela o estudo “Portugal – Prevenção e Controlo do Tabagismo em Números 2013” da Direção Geral de Saúde.

Os motivos pelo qual os jovens começam a fumar são sobejamente conhecidos:
Pressão social: quando pressionados pelos amigos, facilmente um jovem cede e começa a fumar, ainda que felizmente, existam excepções.

Integração social: se todos os amigos fumam, o jovem não quer ficar de parte, pelo menos, na maior parte dos casos.

Influência familiar: Se os pais/encarregados de educação forem fumadores, haverá uma grande tendência para que os filhos o sejam, encarando o tabaco como algo natural.

Se sabemos os motivos do consumo de tabaco, porque é que não se anda a pressionar as entidades governamentais para resolver o problema? Bastará colocar imagens chocantes nos maços de cigarros?

Estas imagens, apenas atingem os fumadores, pelo que não é uma medida de prevenção. É quanto muito uma medida que tenta reduzir o consumo e este é um dos grandes males da forma como é encarado o nosso sistema de saúde português.

Em vez de se investirem milhões de euros na prevenção dos problemas, como: cancro, diabetes, AVC, consumo de álcool, tabaco, entre outros, anda-se a gastar apenas no tratamento.

Deveríamos atacar a fonte dos problemas, chegar aos jovens e impedir que se tornem fumadores. Claro que é importante reduzir o consumo, claro que se devem criar linhas de apoio para ajudar quem quer deixar de fumar, mas, tabaco não é doença! Não podem ser tratados como doentes! Nem se pode gastar tanto dinheiro em detrimento de verdadeiras doenças.

A verdade é que dá jeito a muitas empresas que as pessoas fumem e de preferência que morram de cancro.

Deveriam os partidos políticos estar preocupados com questões como esta, e menos preocupados com reuniões e congressos que de nada servem à população local, que nada acrescentam ou resolvem. É este o dever de qualquer cidadão e em particular daqueles que são pagos para nos defender! Ou deveria ser, pelo menos...Aquele abraço!
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário