JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Uma joia açoriana que conquistou Portugal - Carlos Alberto Moniz




«Querida imaginação, o que mais amo em ti, é que tu não perdoas» (André Breton). Uma boa história de fadas pode levar-nos ao fundo do mar, acima das nuvens, a países distantes, ao passado e ao futuro. A nossa literatura infantil continua a dar cartas no mercado internacional. Afinal, o sucesso em feiras e concursos internacionais está ancorado apenas na ilustração ou numa maneira diferente de escrever para o público infantil?
 É este o mote para a conversa desta tarde, a decorrer pelas 16.00, na Galeria Municipal do Porto, moderada por Isabel Minhós Martins, e onde participam Álvaro Magalhães e Carlos Alberto Moniz. 


MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ


A separação foi há largos anos, mas Maria do Amparo, a mãe de Sara e Lúcia Moniz, não hesitou em aceitar o convite para assistir à Gala República de Abril, no Coliseu dos Recreios, onde o ex-marido, Carlos Alberto Moniz, foi coordenador musical.


Aliás, há dois anos, este acontecimento convenceu-a a subir ao palco – algo que não fazia há 26 anos – para cantar com a filha Lúcia. “Nunca tinha acontecido cantar com ela e foi muito emocionante, principalmente por ser uma gala para comemorar o 25 de Abril”, conta a cantora, que fica muito feliz por ver que a filha conseguiu singrar na música e concretizar um sonho de menina. “Ela ainda não falava e já sabia cantar. Ouço-a cantar desde os 11 meses. O pai tocava uns acordes e ela acompanhava-o com melodias”, recorda a mãe. Maria do Amparo reconhece não ser uma crítica objectiva: “Não é fácil falar dela, mas acho que canta muito bem, gosto muito de a ouvir.”

Já com Sara, o orgulho não é menor. “Desde os quatro anos que queria ser cabeleireira. Seguiu o sonho dela, é o mais importante.” No entanto, não esconde as saudades que sente por ela estar a viver em Londres, para onde foi estudar há já alguns anos. Foi lá que conheceu o marido, o japonês Hidetoshi Saiga, e de quem já tem duas filhas, Yuu Alda, de três anos, e My Ana, com um ano. Vão todos viver para o Japão e Sara veio a Portugal despedir-se. Maria do Amparo não deixa de dizer: “Adorava ter as minhas netas todas por perto, mas a distância é superada com as novas tecnologias.” O Dia da Mãe, este ano, vai passá-lo com Paulo, de 22 anos, filho de Samuel Quedas. 




Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário