JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Em homenagem ao "monstro sagrado" da fotografia Nuno Ferrari





Quando a saudade bate forte 


Nuno Ferrari, um talento a fotografar, um amigo de sempre

Nuno José Ferreira, conhecido por Nuno Ferrari, fotógrafo exclusivo de A Bola. Um talento a fotografar, um amigo de sempre, querido por todos aqueles que com ele conviveram no conhecido jornal da Travessa da Queimada, inclusive muitos dos correspondentes, onde me incluo pelo facto de, amiudadamente, estar em Lisboa e estar sempre no jornal com os meus companheiros. Era ali que me sentia bem e devo dizer que sempre fui bem estimado. O tempo em que A Bola estava uma distância enorme da concorrência.
Nuno Ferrari fez percorrer o país com a sua coleção denominada DESPORTO REVELADO, sempre apreciada por todos aqueles que visitavam a exposição. Um dia, na redação do jornal, o Nuno trocou impressões comigo para a exposição viajar até à ilha Terceira, onde eu residia, apesar de já ser correspondente nos Açores. Tudo se preparou e o DESPORTO REVELADO foi exposto durante vários dias na sede do Clube Musical Angrense e, depois, uma passagem pela ilha do Faial. Cumpri a minha missão e confesso, também, que para mim foi um enorme orgulho ver o DESPORTO REVELADO nas duas ilhas açorianas.
Sempre mantive uma relação de amizade e de companheirismo com o Nuno Ferrari e, de forma bastante triste, soube do seu falecimento no Estádio da Luz (Benfica derrotado pelo Porto por 5-0, segunda mão da Supertaça Cândido de Oliveira) quando, em setembro de 1996, fazia na cidade da Horta a cobertura do HORTA ANDEBOL. Curiosamente, todos que ali estavam dos clubes continentais, manifestaram o seu pesar pela morte do Nuno que, diga-se, nunca escondeu a ninguém que era do Benfica. E foi exatamente no Estádio da Luz, no exercício da sua profissão, que veio a falecer vítima de um ataque cardíaco. Faz agora em 18 de setembro 21 anos que ocorreu este infausto acontecimento. E foi um dirigente do Vitória de Setúbal que me passou a informação em pleno Hotel Faial onde as equipas continentais que participavam no HORTA ANDEBOL estavam hospedadas.
NOTA - Aqui publico algumas fotos do Nuno que fizeram parte dessa tão badalada e apreciada exposição DESPORTO REVELADO.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário