JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 2 de março de 2018

Carlos do Carmo um fadista conhecido nos quatro cantos do mundo


 VISÃO 

A sorte de Carlos do Carmo
Na mesma semana, o cantor teve duas alegrias: recebeu um prémio internacional pela sua carreira e não recebeu os parabéns do Presidente da República. Isto, para mim, é a definição de prestígio
RICARDO ARAÚJO PEREIRA
A comoção que provocou o facto de Cavaco Silva não ter endereçado votos de parabéns a Carlos do Carmo é injustificada. Que se lixe Carlos do Carmo, esse sortudo. Na mesma semana, o cantor teve duas alegrias: recebeu um prémio internacional pela sua carreira e não recebeu os parabéns do Presidente da República. Isto, para mim, é a definição de prestígio. Desconfiamos que alguma
coisa está mal na nossa vida quando Cavaco Silva nos distingue. Recordo que Cavaco distinguiu Dias Loureiro com a sua amizade e Oliveira e Costa com o lugar de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. A recusa de fazer chegar um parabém a Carlos do Carmo acrescenta honra à semana já honrosa do fadista. Foi dos mais belos ultrajes que já vi, uma das mais dignificantes desconsiderações que o Presidente já concedeu.
Há um poema de Bertolt Brecht (que também nunca foi felicitado por Cavaco Silva) em que um escritor descobre, horrorizado, que as suas obras não constam da lista de livros que os nazis pretendem queimar em público, e escreve uma carta indignada ao governo a exigir que o queimem também. Suponho que haja, neste momento, várias pessoas condecoradas ou parabenteadas por Cavaco a passar por uma indignação semelhante. Porque é que Carlos do Carmo e José Saramago merecem o menosprezo do Presidente e elas não? Que mal fizeram elas ao País para terem caído nas boas graças de Cavaco?
O que nos leva a uma reflexão mais profunda sobre o mérito de Carlos do Carmo. Sim, é um excelente cantor e um nome cimeiro do fado. Mas fez assim tanto para ser abominado por Cavaco? Cristiano Ronaldo e o ciclista Rui Costa também parecem ser pessoas decentes, e no entanto foram felicitados pelo Presidente, quando ganharam, respectivamente, uma Bola de Ouro e uma Volta à Suíça. Há filhos e enteados, nisto dos desdéns que enobrecem?
Talvez Cavaco não tenha agraciado Carlos do Carmo com o seu desprezo propositadamente. Há outros factores que podem ter levado o Presidente a distinguir o fadista com esta ausência de congratulações. Uma chamada local custa 0,0861€ no primeiro minuto e 0,0391€ por minuto nos minutos seguintes, já com o IVA incluído. A factura de um telefonema de felicitações a Carlos do Carmo poderia ascender a cerca de um euro, porque todos sabemos como são estes fadistas quando a gente os saúda pelo telefone: nunca mais se calam. É isto, e aquilo, e os tempos da Severa, e quando damos por ela estamos ao telefone há mais de cinco minutos. Um telegrama tem a vantagem de não fazer falar o fadista, mas custa à volta de três euros. Ora, Cavaco já disse que o dinheiro não lhe chega para as despesas, e no fim do ano passado já felicitou o tenista João Sousa pela vitória no torneio de Kuala Lumpur: "Não posso deixar de dirigir uma felicitação muito, muito sincera e com um grande sublinhado porque projecta o nome de Portugal para o 'top' daqueles que se destacam na prática do ténis". Deve ter sido uma felicitação dispendiosa, porque era muito, muito sincera e incluía um grande sublinhado. Até 2015, não deve ter orçamento para mais parabéns. 
Vip
Depois de Carlos do Carmo ter dado a entender que Vasco Palmeirim tinha um “problema mal resolvido” com ele, o apresentador decidiu quebrar o silêncio. Nas redes sociais, o animador de rádio escreveu uma publicação e explicou que foi “simplesmente brincadeira”.
“Tendo em conta que toda a gente me pergunta 'Tu e o Carlos do Carmo estão mesmo chateados???', deixem-me lá explicar o que se passou ontem na gala do The Voice Portugal. (Até declarações a jornais tive que dar…)
A postura do enorme Carlos do Carmo foi simplesmente de brincadeira para comigo, porque ele se lembra que a Rádio Comercial já o fez jogar ténis na Wii em minha casa (quase ganhou ao Markl) e, além disso, ele também se recorda que o "Lisboa Menina e Moça" com mais de 30 artistas a homenageá-lo foi ideia minha.
Daí o 'eu lembro-me bem de si... Olhe que eu conto tudo!' Era simplesmente brincadeira de alguém que, além de ser Grande Oficial da Ordem de Mérito, tem sentido de humor. Repito: brincadeira. A minha reação "depois falamos disto" prendeu-se apenas com o facto de eu não querer falar da Comercial na RTP, da mesma maneira que eu não falo dos meus programas da RTP na rádio.
Aliás, acho que não cometo nenhuma inconfidência ao partilhar que, enquanto eu ontem à noite acompanhava o Carlos até à saída de cena, as palavras dele foram 'Vasquinho, depois dê um abraço meu a todos os malucos da Radio Comercial'. Nada de controvérsia.
Ninguém deve dinheiro a ninguém. Ninguém está chateado com ninguém. Nem ele comigo, nem eu com um dos maiores de sempre da nossa música. Isto tem 2 anos e fá-lo-ia hoje de novo.”
Recorde-se que Carlos do Carmo marcou presença no The Voice e, ao entrar no programa, revelou que tem “um problema mal resolvido” com Vasco Palmeirim. Após abraçar Catarina Furtado, ignorando o apresentador, Carlos cumprimentou Vasco e afirmou “o menino tem comigo um problema mal resolvido”.


Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário