Era um desiderato perseguido há doze anos a esta parte no que concerne ao futebol português nas olimpíadas. Portugal participou no evento (a elite do desporto mundial) em Amesterdão, Atlanta e Atenas. Portanto, na sua história, esta é a quarta participação portuguesa no torneio olímpico de futebol. Assim
, no próximo Verão temos o futebol português no Rio de Janeiro onde, como é sabido, decorrerão os Jogos Olímpicos de 2016, para gáudio dos cariocas e dos brasileiros em particular. Mas a maior incidência de satisfação recai exatamente nos cariocas. O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, terá praticamente um mês de ativa e diversa competição, reunindo atletas de todo o mundo, muitos deles de alto gabarito e com algumas passagens pelas olimpíadas mais recentes, nomeadamente a que teve como sede Londres em 2012.
Para a comunidade portuguesa residente no Rio de Janeiro (fala-se em 270 mil em todo o estado), uma presença que será recebida entusiasticamente, como, aliás, aconteceu na Copa do Mundo de 2014. Não faltou apoio lusitano à seleção comandada por CR7. Os resultados esses, e como é sabido, é que defraudaram as maiores e melhores expectativas.
De enaltecer o trabalho que o técnico Rui Jorge tem desenvolvido nesta seleção, corolário de uma convocatória consciente e equilibrada, Refira-se, também, que o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) se manifestou "muito satisfeito" com a qualificação do futebol português para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e admitiu que esta torna a missão lusa "mais abrangente", tendo ainda acrescentado: "Estamos muito satisfeitos. Não faria sentido uma representação olímpica sem uma representação de uma das modalidades mais emblemáticas, como é o caso do futebol", disse José Manuel Constantino.
Um dado curioso: A melhor classificação foi conseguida em 1996, quando a seleção lusa, que integrava Rui Jorge, atual selecionador, perdeu por 5-0 com o Brasil, no jogo para atribuição da medalha de bronze.
Acresce, por fim, que Alemanha, Suécia e Dinamarca são, além de Portugal, as equipas europeias que irão marcar presença nos Jogos Olímpicos Rio2016.
A festa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro será bem vivida com a participação maciça e ativa dos muitos portugueses que apoiarão intrinsecamente a nossa comitiva. E a essa vivência o futebol veio dar uma maior expressão. Como disse o presidente do COP, o futebol é uma das modalidades mais emblemáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário