JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 28 de março de 2017

Do jornalista João Rocha








Dijsselbloem, vem comer

 um frango nas Sanjoaninas



                                                                        





Meu bom amigo presidente do Eurogrupo, começo pelo óbvio: gosto de si a começar pelo próprio nome. Jeroen Dijsselbloem é fácil de pronunciar e dá logo a ideia de ser uma pessoa importante.
Como as pessoas importantes têm tendência a dizer coisas importantes, o caríssimo Dijsselbloem acertou na mouche ao criticar os esbanjadores europeus do Sul.

Tem toda a razão deste mundo, até porque o dever faz parte da obrigação de ser solidário. O seu aviso aos sulistas é pertinente e abrange alguns países e variadíssimas ilhas, exceção feita à minha querida Terceira.
Como terceirense, adepto e apreciador da boa pinga e gajas boas, sinto-me lisonjeado pelas suas considerações à volta dos gastos à volta das bebidas e mulheres.
Camarada Dijsselbloem, a Terceira não é bem uma ilha. É mais tipo parque de diversões. Gostamos, grosso modo, de touros, bailinhos de Carnaval, folia e, muito obviamente, de pinga e gajas boas (as mulheres também gostam de gajos bons, face até às constantes solicitações de que sou alvo).
Como deves estar livre das obrigações políticas dentro de pouco tempo, caro Dijsselbloem, lanço o desafio, de todo irrecusável, de visitares a minha terra em plenas Sanjoaninas.
De qualquer modo, e se não levas a mal, peço-te para ires ao Bairro Vermelho, de Amesterdão, e trazeres três/quatro sobremesas vivas expostas nas montras para exibição/degustação nos festejos do burgo angrense.
Depois, sem sair da capital holandesa, o amigo Dijsselbloem pode passar nos cafés com ganzas e trazer-me lembranças de snifar.
Por falar em pedra, peço ao Félix Rodrigues, distinto investigador, para guiar o ainda ministro das Finanças da Holanda a uma visita à Grota do Medo.
Terá a oportunidade de apreciar, in loco, a estruturas com cerca de seis mil anos de existência (mais dia, menos dia), sendo, contudo, totalmente proibido fumar aquele tipo de pedra.
Voltando à animação festiva das Sanjoaninas, meu bom homem do país das tulipas, apresento-lhe uma data de tipas giraças na noite das marchas populares em tributo ao meu homónimo santo.
Como os holandeses constituem seres de mente aberta, pode também optar por comer um frango – churrasco, está bom de provar.



Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário