JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 1 de abril de 2017

Da conceituada atriz Cidah Viana





"Divas no Divã" Uma Divertida Sessão de Terapia



                 Divas no Divã 

Espetáculo é franquia com cara mineira da montagem que fez sucesso em todo o Brasil 

“Uma peça que vai além do seu papel de entretenimento cultural”. É assim que a psicanalista Maria Aparecida Ribeiro de Freitas resume a comédia Divas no Divã, espetáculo da Foco 6 Produções que estreou no dia 10 de maio, às 21 horas, no Teatro Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte (Av. Francisco Sales, 77 – Floresta).


 O espetáculo que retrata o universo feminino dos tempos modernos - escrito pela psicóloga e atriz Chris Linhares - fez tanto sucesso que virou livro homônimo, publicado por ela em 2002. Em cena, a consagrada atriz Cidah Vianna, revelação da cena cômica mineira nos últimos anos, indicada a melhor atriz no prêmio Sesc/Sated 2010/2011 e a melhor atriz coadjuvante na premiação Usiminas/Sinparc 2010. Também há participação especial do ator Bruno de Moura. 

 Quem assina a direção é o produtor do espetáculo Luiz Henrique Moura, que inclusive divide o palco com Cidah Viana em Velório à Brasileira. “Quando li esse texto tive uma vontade enorme de montar este espetáculo em Minas. Trata-se de um trabalho que exige muita versatilidade da atriz e, por isso, a primeira pessoa que me veio a mente foi a Cidah, atriz experiente e que sabe segurar a plateia”, disse. 

 Luiz, que é o diretor e produtor da peça em Belo Horizonte, lutou para conseguir os direitos de montagem deste espetáculo por quatro anos. Ele disse que o desafio é instigante. “Estamos trazendo um material que é fruto da observação atenta de tipos reais. Cidah dá vida a uma personagem com aflições, angústias e alegrias típicas das mulheres dos tempos atuais. Daí a necessidade de estarmos sempre com o pé no chão para obter uma comédia a partir de situações reais. São momentos com os quais a plateia se identifica muito”, disse. 

 Para Cidah, mesmo com toda experiência acumulada no teatro nos últimos 20 anos, o novo trabalho é um desafio. “Cada espetáculo é um recomeço. Este, em especial, é uma aventura. São nuances de uma só mulher, passeando por vários personagens que tem características particulares e distintas umas das outras. É um superar-se constantemente”, disse a atriz. 

 Sucesso absoluto em São Paulo por mais de quatro anos, Divas no Divã levou milhares de pessoas ao teatro. Lá, a própria autora, que também tem vasta experiência como psicóloga, deu vida à personagem. “Pela primeira vez o teatro, a literatura e a psicologia se uniram para contribuir com a melhoria de nossa qualidade de vida”, avaliou a autora. 

 A obra também teve repercussão no meio acadêmico. Alunos de Artes Cênicas da Unicamp escolheram o espetáculo como tema de estudo sobre "Formas Espetaculares do Teatro no Ocidente". "Escolhemos Divas no Divã porque a comédia enfoca nossos medos, receios e feridas, ensinando de uma forma divertida a superarmos limitações e ousarmos realizar nossos verdadeiros sonhos", afirmou a estudante Ana Carolina Monzon.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário