A ARTE
EXIGE DISCIPLINA
Trabalhando com projeto social, a coordenação conscientiza o
aluno participante de que quem se restabelece é a própria pessoa. O
projeto não é capaz de por si só mudar a pessoa. Entretanto, ele é o caminho
para que haja uma tentativa de integração social.
Todavia, é preciso
estar com os dois pés no chão, pois não há como educar sem planos. O
contato dos adolescentes com a arte exige a construção de valores como a
disciplina, só então podem se oferecer outros conhecimentos.
“Os valores estéticos (da beleza) nos chamam para a natureza, para
as cores, para os sons, para as palavras, ritmos, espaços, transparências,
silêncios...” (ROMAÑA, 2004 p. 65).
Dar autoria ao aluno/ator em relação a sua representação pressupõe
lhe dar acesso a algumas possibilidades de figurinos e acessórios cênicos
para que possa escolher o que mais se aproxima da sua visão do personagem.
Igualmente, deve se orientar e oferecer a chance de se apresentar como
ator, a oportunidade de corresponder ao texto escolhendo a melhor
postura corporal, encontrar o tamanho dos gestos e a marcação da cena no
espaço. Só após verificar qualidade dos elementos plásticos e dramáticos
produzidos pelo grupo, é que o diretor/educador pode intervir verificando
individualmente, auxiliando cada elemento.
Para Moreno apud Diniz (1995, p. 27), a espontaneidade, “é
provavelmente mais antiga que a sexualidade, a memória e a inteligência.
Embora seja a mais antiga em termos universais e na evolução, é a força
menos desenvolvida nas pessoas e, frequentemente, inibida e desencorajada
pelas instituições culturais”.
A compreensão para com os componentes do grupo deve estar
comprometida com o respeito por suas experiências de vida, pois o
princípio fundamental dos projetos é de promover a integração social de
jovens, conscientizando-os da sociedade para com a nova realidade que se
criou nesse segmento. O teatro, as encenações são pretextos para o
crescimento pessoal.
Segundo Nietzsche (2005, p. 28) “Assim como o filosofo se
porta, perante a realidade da existência, assim se porta o homem
artisticamente impressionável, perante a realidade do sonho; ele gosta
de contemplar e o faz atentamente; pois é por essas imagens que ele
interpreta a vida, e através destes acontecimentos, se exercita para
viver”.
Todavia, o projeto não abre mão de trabalhar os valores estéticos.
Criam-se possibilidades de uma verdadeira experiência de ensino e
aprendizagem em que os alunos participantes acabam adaptando esses novos
conhecimentos a vários aspectos de suas vidas.
A construção da consciência visual mostra-se surpreendente e
produtiva, pois o ator de teatro precisa conhecer como se expressa a cada
momento.
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