JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 15 de julho de 2021

A Live-66 do maestro Eduardo Lages A canção Maria, Maria, dedicada a todas as Marias (Infelizmente, por compromisso assumido com uma rádio estrangeira, vou ter que encerrar esta reportagem às 21 horas de Brasília)


 A Live-66 do maestro Eduardo Lages 

A canção Maria, Maria, dedicada a todas as Marias

(Infelizmente, por compromisso assumido com uma rádio estrangeira, vou ter que encerrar esta reportagem às 21 horas de Brasília)


INTRÓITO – Recuar para o início com respingos da Live-2:


Nesta Live-2, o maestro Eduardo Lages fez algumas interessantes revelações, uma delas ligada ao facto de ficar nervoso ao sentir-se só neste enquadramento. Segundo ele, tão diferente do palco nos shows com o rei Roberto Carlos. Pois é, maestro, deste lado de cá quem acompanha, como eu, é que vê as centenas de corações subindo e, também, mais centenas de polegares. Sinta-se, maestro, com os seus fãs, onde estou incluído, para além de jornalista. Dá um arrepio, dá. E a mim o maior desta LIVE-2 foi quando o maestro entrou na "beatlemania". E, curiosamente, estava a pensar em Yesterday, e veio mesmo. Transmissão de pensamentos? 

Aquela história da canção da Elsa Soares intitulada Edmundo. Também pensei logo no Edmundo, "O Animal", que foi futebolista. Mas, claro, penso que até hoje, e seguindo o seu raciocínio, ninguém sabe de que Edmundo se trata.

Maestro, tenho um amigo médico, da minha terra (ilha Terceira - Açores, Portugal) que vinha muitas vezes ao Brasil (Bahia) e acabou por casar com uma baiana. Mas, há sempre um mas..., foi algumas vezes a Buenos Aires para aprender a dançar o tango e... começou exatamente por La Comparcita. O tango que o maestro tocou nesta LIVE-2.

Das suas revelações, a emoção quando afirmou que sempre gostou muito de 

música romântica. Aliás, há muito romantismo nessa ligação com o próprio Roberto Carlos. 

Parabéns, maestro, por estas revelações que definem a sua humildade e o seu caráter.

E a terminar, voltar à carga para lhe dizer que não fique nervoso. E quando acabou esta LIVE2, foram muitos os corações e os consequentes aplausos. Continue sempre para gáudio de todos nós.

Obrigado por Coimbra onde passei dois anos (2001 e 2002). E, como sabe, o Roberto quando canta Coimbra emociona todos nós portugueses. 

E já agora eu também te proponho: Volta, maestro, todas as semanas! Com todas as EMOÇÕES!

A LIVE-66

Camisa clara. Cabelo “à-maneira” e assim se apresentou Eduardo Lages. A música inicial (Charles Chaplin) sempre apetecida, ou seja, a luz verde para mais uma noite de muita alegria junto de todos aqueles (mais mulheres do que homens) que o acompanham regularmente.

Começou por referir uma conversa que teve com um cantor, conversa essa que lhe deu bastante ânimo para continuar. Não revelou o nome do cantor, mas isso não era o essencial.

Uma música onde tem uma essência de amigos. De James Taylor. Informação que veio das mensagens.  De Jurema de Cândia a informadora, muito atenta, pois claro. Fugiu do ensaio para ver o maestro.

Depois de anunciar as Lives dos seus amigos, partiu para mais uma intepretação musical de Dolores Duran (por causa de você). Dolores o nome da minha falecida mãe, quase a fazer um ano que partiu.

Uma música muito significativa do Brasil. Maria, Maria! Do Milton Nascimento.

Uma música sua e do Paulo Valle. E a voz de quem? Já estava a fazer falta, o rei Roberto Carlos. Pois é, Roberto, nada se apagou. Continuas bem vivo em tempo de pandemia. Eu, pessoalmente, nunca te esqueci.

E na sequência, tocando um chorinho. Um arranjo muito bonito.

Hoje mais música do que palavras. E as músicas vão seguindo.

Infelizmente, por compromisso assumido com uma rádio estrangeira, vou ter que encerrar esta reportagem às 21 horas de Brasília.

Quem não gostar desta música é boba ou bobo, dixit o maestro. De facto uma música maravilhosa na voz de uma artista não menos maravilhosa.

Vi alguém escrevendo que o cardiologista estava chegando. Calma gente, nem tanto...

Tocou uma música da sua autoria, em fundo, para ler mais algumas mensagens.

E pronto. Vou ter que encerrar. Este compromisso com uma rádio neste dia, assim me obrigou. Mas, mesmo assim, deixo aqui umas boas pinceladas.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário