JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A Live-74 do maestro Eduardo Lages - Homenagem oportuna e relevante ao Dudu Braga


 


A Live-74 do maestro Eduardo Lages 

Homenagem oportuna e relevante ao Dudu Braga

Ora, devido ao falecimento do Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, não houve Live propriamente dita, mas sim um momento de oração em memória do “segundinho”. E entrou exatamente com uma música de reflexão, o que, aliás, se esperava. Ao fundo, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma jarra com flores.

Escolheu algumas músicas para que todos estejam perto de Deus.

Falou da tristeza de um pai perder um filho (eu fui ao contrário, perdi meu pai estava fora em reportagem e não estive no seu funeral), como aconteceu, mais uma vez, com Roberto Carlos. E sabe-se que, no espaço de 11 anos, Roberto Carlos perdeu quatro entes-queridos. Realmente, Roberto tem sofrido muito com todas estas mortes. Ele é forte e, felizmente, com toda a realidade, tem encarado todas estas situações com estoicismo. E esta é mais uma com o desaparecimento do Dudu Braga.

Depois destas minhas palavras a que juntei às do maestro Eduardo Lages, uma música para que, neste preciso momento, se medite quão é o sofrimento de quem perde um ente-querido. Pesa muito. Em 1 de setembro do ano passado, perdi minha mãe em Portugal. Dois funerais em que estive ausente, do pai e da mãe. Mas é a vida. Roberto esteve nos funerais de todos estes quatro entes-queridos e recorde-se que, quando Lay Laura faleceu, Roberto estava num show em Nova York.

Virando agulhas para dar a conhecer que hoje é aniversário de sua cunhada Marizete que, como sabe, e aqui foi relatado pelo maestro, passou por um momento muito difícil, tendo inclusivamente passado por Espanha em tratamento.

Voltando ao Dudu Braga, foi através da música que Eduardo Lages expressou a sua dor, o seu sentimento. E todos nós sabemos que é muito forte a sua ligação com o Roberto Carlos.

Evidentemente que, no meu caso pessoal, também desde ontem alinhavei alguns escritos ao colocar-me ao lado do nosso rei Roberto Carlos. E, curiosamente, muitos amigos que tenho em Portugal também expressaram esse sentimento por via das suas mensagens. Roberto Carlos é querido por esse mundo afora.

Falou da canção que Roberto Carlos fez para o Dudu Braga. As Flores do Jardim da Nossa Casa. Quando o “segundinho” estava na Holanda para ser operado às vistas. E a música veio para estremecer mais todos os corações que estão despedaçados com a morte do Dudu Braga. Dá mesmo para chorar, não há que fingir.

Eu que escrevo sobre Roberto Carlos desde julho de 2010, sei que é muito difícil para ele suportar mais esta enorme dor. O sentimento de Roberto, a sua perseverança nestes momentos, servem de paradigma para todos nós e, sobretudo, deixa este legado para gerações vindouras. Acrescento que ainda estava no ativo em Portugal e quando soube, por via de uma amiga de São Paulo (hoje não sei onde se encontra, se está viva ou morta), que Roberto estava a passar por uma fase terrível face à doença de Maria Rita, aí alinhavei o meu primeiro dedicado ao rei. Nessa altura, ainda não pensava vir ao Brasil. Desde muito jovem que comecei a ser fã do rei.

Que Dudu Braga descanse em paz.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário