JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

A Live-78 do maestro Eduardo Lages - O cansaço não lhe retirou o habitual entusiasmo

A Live-78 do maestro Eduardo Lages  

O cansaço não lhe retirou o habitual entusiasmo


INTRÓITO – Recordando: 

VOCÊS AJUDAM MUITO


Impressiona-me como algumas músicas sugeridas pelos amigos frequentadores do blog coincidem com as minhas músicas preferidas. Gravar uma Bachiana de Villa Lobos é um desafio que me provoca já há algum tempo.

Everaldo mostra um tremendo bom gosto ao sugerir todas aquelas canções mas me seduzem verdadeiramente "Confissão" que não é nenhum clássico representativo de um país mas habita um grande espaço no meu coração, "Aquarela do Brasil","El dia que me quieras", "Champagne" que se eu gravar músicas italianas, certamente estará no CD.

O Vinicius, como sempre, com o seu grande conhecimento musical, sempre com comentários inteligentes.

A Cris fala em "Mandy" - Barry Manillow. Outro dia, num vôo da ponte aérea Rio/SP, vim sentado ao lado de um amigo "gente muito boa", Jerry Adriani, que passou a maior parte do vôo tentando me convencer a gravar "Mandy". Eu gosto muito do Barry Manillow e tenho muitas dúvidas de qual musica gravaria do repertório dele. Minha preferida seria "Ready to take a chance again". É complicado, sempre tenho quer pensar no formato "instrumental" que às vêzes muda tudo, tirando a emoção que a musica apresenta quando "cantada". Barry Manillow é ótimo. Assisti um show dele.

Ao amigo Derbson Frota, agradeço a sugestão de "Roberta"...muito linda essa musica.

Ao amigo Armindo peço ajuda pois até agora, a única musica portuguesa escolhida seria uma que começa com "Fui bailar..no meu batel" ...alguma coisa assim que não lembro a letra mas a melodia me faz chorar pois lembro de meu pai tocando isso no piano. É linda essa música.

Bem, por enquanto vou ficando por aqui mas provavelmente na próxima semana, tomarei uma decisão junto com a Som Livre se gravo em 2008 um CD ou um DVD... ou os dois...rsrs.

Abraço a vocês e muito obrigado.

Eduardo


A LIVE-78 

Hoje, com o Brasil – Uruguai vou ter, de novo, que sair um pouco mais cedo da Live, uma vez que vou comentar o jogo para uma emissora no estrangeiro.

Como sempre, aquela música a abrir para, em certa medida, também criar algum suspense no que concerne ao concurso “Qual é a música”.

A habitual saudação a todos aqueles que estão presentes. Para Eduardo Lages, são sumamente importantes para ele, para mais que conta com significativa participação de fãs-amigos. 

Recordou a Live da passada segunda-feira, afirmando que foi muito cansativa. Aliás, têm sido Lives seguidas, mas o que é feito com amor, vale a pena.

E partiu para uma “Beatlemania”, sempre do agrado de todos, eu incluído, porque ainda hoje vivo intensamente as músicas dos rapazes de Liverpool.

Mesmo cansado, disse que “faria o seu melhor, como sempre acontece”.

E, de Roberto Carlos, veio “Debaixo dos Caracóis”. Em tempos idos eu usava caracóis. Outros tempos, outra idade na casa dos 40.

Há frases que surgem na tela em uníssono: “Maestro cante e encanta”.

Explicou como prepara a Live a partir da segunda-feira.

Num cálculo, ao longo destas Lives já toucou cerca de 900 músicas. É obra.

Sequência com as já tradicionais “Pérolas Brasileiras”. E veio com uma música de Roberto Carlos, que também Marina Elali canta. Aproveitou para tecer rasgados elogios à cantora natural de Natal – Rio Grande do Norte.

A “segunda pérola”, Primavera de Vinicius de Morais.

Falou de Carcóvia, a terra do Papa João Paulo II. Um Papa que todo o mundo abraçou pela sua conduta de popularidade e, sobretudo, humildade. Emocionou milhões e milhões de fieis. 

Deixou um aviso para a Live de amanhã do Germano Brissac. E, no domingo, a Live do Cassol Júnior.

Mais uma música dos Beatles que foi trilha sonora de um filme. 

Marcar presença na Live por cerca de uma hora, já foi nada mau, isto porque tenho que me preparar para comentar o jogo Brasil – Uruguai. O problema destes jogos das quintas-feiras praticamente dentro da hora das Lives. Mas sempre se dá um jeito em alinhavar um escrito coincidente com a primeira hora, como aconteceu hoje.

E a Live-78, por certo, continuará num ritmo bastante agradável. Com músicas a preceito e histórias do seu trajeto por esse mundo afora.


 

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário