JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Do jornalista João Rocha


Os nossos amigos



A conquista de amigos é o nosso primeiro ato social digno de relevo.
A escola (jardim de infância na linguagem moderna) transforma-se num reduto preferencial para alcançarmos a amizade de alguém – segundo o dicionário, a palavra traduz-se na “afeição por uma pessoa, simpatia, dedicação, atração”.

                                                  
O mais giro de tudo é que a escolha de um amigo não requer qualquer tipo de exigência.

Não interessa ser bonito, gordo, magro, alto, baixo, rico ou pobre. Só se pretende uma única coisa – que seja nosso amigo.
Como se chega ao estatuto de amigo é fenómeno ainda por explicar. É algo que se sente, mas não se revela por palavras.
É dos sentimentos mais nobres e consistentes, bem ao contrário do amor, cuja aproximação ao ódio pode ser feita à velocidade da luz.
Os amigos brotam dos bancos da escola, da vizinhança, da tropa, do trabalho e dos amigos... dos amigos.
Podem nunca estar de acordo com as nossas ideias, serem adeptos dos rivais do clube que nos faz vibrar ou uns chatos de primeira apanha, mas, caramba, gostamos mesmo dos amigos.
O mundo sem amigos é, de todo, inconcebível. Era como se as crianças nunca sorrissem, o sol fosse frio, os rios não transportassem água nos seus leitos e a poesia ignorasse as palavras.
Costuma-se dizer que os amigos são para as ocasiões, as quais, posteriormente, se transformam em recordações para toda a vida.
Os amigos geram emoções que solidificam a partilha própria da amizade.
“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, é outro dos aforismos utilizados com o intuito de desmascarar um eventual amigo da onça.
Peço desculpa à sabedoria popular, mas, neste caso, está a ser deveras intrometida.
Cabe exclusivamente a nós darmos palpites sobre os nossos amigos. Quem está de fora, deve limitar-se a cheirar tabaco.
Caso contrário, faça um verdadeiro tributo à amizade num dos muitos almoços e jantares marcados para a próxima 5ª feira, 18 de janeiro, à conta do “Dia dos Amigos”.





Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário