JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Do poeta-jornalista-escritor Luís Fernando Veríssimo


ÊXTASES

“Bliss it was in that dawn to be alive”, êxtase era estar vivo naquela aurora, escreveu o poeta Wordsworth sobre a Revolução Francesa. Poderia ter dito o mesmo de outra aurora republicana, anterior à francesa: a declaração da independência americana. O fim do século dezoito e começo do século dezenove pareciam estar trazendo um novo dia para a humanidade, um dia de entusiasmar poetas. Não havia duvidas, então, sobre a inevitabilidade histórica do que se chamaria “democracia “e o ocaso definitivo de monarquias absolutas e castas opressoras.



Há um texto do Paulo Mendes Campos falando das primeiras horas do Gênese, com “o mundo ainda úmido da criação”, que descreve com o mesmo encanto aquele outro começo, quando tudo que havia na Terra recebeu seu nome verdadeiro. O novo dia da humanidade equivaleria a uma segunda Criação. Hegel ainda quente, Marx pondo seus ovos explosivos nas estantes da biblioteca do Museu Britanico, o passado e o futuro sendo redefinidos com rigor científico e a modernidade tecnológica e modernidade social (ou, simplificando, a máquina a vapor e a nova consciência proletária) prestes a se fundir para transformar o mundo.
Mas o século dezenove se encarregou de frustrar as auroras anunciadas no século dezoito e suas próprias promessas. Foi o século da reação, da restauração conservadora na Europa, do nascente capitalismo industrial sem consciência e sem remorso, com homens, mulheres e crianças trabalhando 15 horas por dia, sem qualquer amparo legal ou moral, fora os magros salários - para êxtase dos patrões.
William Wordsworth foi um poeta romântico inglês cuja admiração pela Revolução Francesa não sobreviveu ao Terror, mas que saudou como ninguém o aparente triunfo da Razão trazido pela Revolução, no seu poema mais citado. O poema termina dizendo que o êxtase não aconteceu numa remota ilha, Deus sabe onde, “mas no nosso mundo, no lugar em que no fim encontraremos nossa felicidade, ou nada”.

https://www.facebook.com/verissimooficial/
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário