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segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

História de um conjunto que empolgou Portugal - (12)


Nesta nova produção musical do Conjunto, é de destacar sobretudo um grande salto qualitativo nas letras das canções originais (em maioria de autores exteriores ao grupo), em particular nas quatro composições que resultaram da profícua colaboração com o letrista madeirense Gualdino Rodrigues. A acrescida preocupação com o conteúdo das letras indicia que o Conjunto terá sido porventura sensível ao impacto dos novos rumos musicais traçados pela música de intervenção de origem anglo-saxónica, que então ganhava notória popularidade (bastará evocarmos Donovan, Bob Dylan ou Joan Baez), protagonizada em Portugal pelos emblemáticos José Afonso ou Adriano Correia de Oliveira, entre outros, a partir dos últimos anos do Estado Novo. Perdida a inocência dos verdes anos, as novas composições do Conjunto, aproximando-se mesmo por vezes da estética das canções de intervenção ou de protesto
assumem, por um lado, contornos de crítica social (em ‘A Uma Gina’ ou ‘Paul da Serra’, p. ex.) e, por outro lado, uma tomada de consciência política, bem visível em temas como ‘O Salto’, a música do pelotão, composta em Mafra pelo trio Sérgio Borges e Carlos Alberto (letra), e João Paulo (música) [“(…)sangue derramado/do outro lado do mar.”], como ‘O Lavrador’, cuja letra teve de ser alterada por Sérgio Borges, para escapar à censura do regime ditatorial, ou ainda como ‘God Of Negroes’, “uma balada pungente, verdadeiro espiritual negro”, no dizer do seu autor, José das Dores, aka Zeca do Rock (citado por A. Cortez no blog “Música a preto e branco”), também autor, aliás, de ‘O Lavrador’. Ângelo Moura, em entrevista realizada por Jorge Borges a 26-08-2013, manifestando-se chocado, confessa que ‘God Of Negroes’ lhe “lembra a África do Sul, na época do apartheid”.
No total, o Conjunto João Paulo editou, entre 1964 e 1972, 58 composições, das quais 25 eram originais, em 12 EPs, 4 singles e um LP. Digna também de registo é a edição, posterior, de duas compilações em formato de cassete, para além de numerosas outras reedições, compilações e coletâneas, em formatos LP ou CD.
Em nome próprio, Sérgio Borges gravou ainda, em 1970, mais 6 canções, 5 das quais oriundas do VII Festival RTP da Canção, incluindo naturalmente a canção com que vencera o concurso, ‘Onde Vais Rio Que Eu Canto’.
1971 a 1979: regresso definitivo à Madeira e o fim do Conjunto

A incomparável carreira de Sérgio Borges e do Conjunto João Paulo nos palcos do Continente termina inesperada e definitivamente quando, no final de 1971, o grupo decide regressar às origens. Porquê? Sérgio Borges, em entrevista concedida em 1991 à RTP-Madeira no programa “Gente de Cá” (Sérgio Borges e o Conjunto Académico João Paulo RTP-M, 1991) e Ângelo Moura, em entrevista realizada por Jorge Borges a 26-08-2013, explicam: por cansaço da intensa atividade e inúmeras deslocações; porque o Conjunto já atingira todas as metas, tendo ganho tudo o que havia a ganhar; para criar as condições de uma vida profissional compatível com o casamento e a constituição de uma família; por um certo desencanto face às novas tendências da música popular portuguesa; pela necessidade de conforto e estabilidade financeiras, perante as dificuldades de garantir um rendimento satisfatório para uma banda tão numerosa (segundo Sérgio Borges, “em Portugal, um conjunto que é composto por nove pessoas, sete no palco, mais empresário e técnico, é uma fórmula errada”); porque o Conjunto conseguiu um bom contrato no Reid’s Hotel, no Funchal – 8 contos, e, pouco depois, 16 contos por mês para cada um (para Ângelo Moura, “o fator financeiro foi decisivo”); e, por fim, porque o grupo preferiu retirar-se enquanto ainda permanecia no topo.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

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