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quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Da minha janela espreitando o facebook


JOÃO PAZ  

O rapaz de pé descalço

A escola fica a dois quilómetros. Era a distância que Pedro fazia a pé descalço para estar nas aulas. Há dias em que chegava à escola com o dedo do pé ensanguentado de uma topada que dera. E era o professor que fazia o curativo.
Nos problemas de matemática o professor separava os alunos que tinham a solução correcta do problema dos que não tinham. Uns ficavam do lado da janela da sala de aula e os outros do lado contrário. E o professor alternava sempre o espaço para que nunca soubessem quem estava certo ou errado.
Certo dia Pedro foi o primeiro aluno que resolveu o problema e foi para o lado da janela. Todos os outros alunos foram resolvendo o problema e foram sendo colocados pelo professor do lado contrário ao do Pedro. Cedo a criança começou a temer que era o único aluno que tinha o problema errado.
Era notória a satisfação de vitória como os colegas do Pedro foram olhando para ele. Até que o último resolveu o problema e foi juntar-se aos outros.
De um lado da sala estava o Pedro e, do outro lado, todos os outros alunos da turma.
Pedro baixou a cabeça triste à espera da decisão do professor.
- O único que tem o problema certo é o Pedro, podem sentar-se! - disse o professor.
E o rapaz de pé descalço levantou a cabeça e os olhos e foi então que vimos que as lágrimas corriam-lhe pelo rosto. Virou-se e sentou-se no seu lugar num movimento em que se notou que tinha as calças remendadas.
Finda a aula, Pedro fez os mesmos dois quilómetros de regresso a casa. Pelo caminho, apanhou umas flores brancas de incenso para levar consigo e oferecer à mãe. Contou-me que a mãe as colocava num copo cheio de água para aguentarem mais tempo.
Ainda hoje o conheço. Costuma tomar café comigo. Tomar as minhas refeições. Veste a minha roupa. Calça os meus sapatos. E vive os meus sucessos e insucessos.
Mas não é por isso que o tenho na memória!
O que nunca vou esquecer é aquele dia em que o vi chorar porque todos os seus colegas de turma tinham o problema de matemática errado!
(História verídica vivida numa aula da antiga escola primária)

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

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