JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 20 de outubro de 2018

Um regresso ao passado


Embaixador de Portugal em Nova Deli

Jorge Oliveira – As relações políticas bilaterais são excelentes


Haverá nichos para músicas específicas, e a música brasileira, e a portuguesa até, certamente conseguirá ocupar um deles. Mas a indústria musical indiana é dominante. Nem Roberto Carlos é referência na Índia.


Quando convidei o Embaixador de Portugal na Índia, Dr. Jorge Roza Oliveira, para marcar presença no Portal Splish Splash, comentei, na sequência do nosso bate-papo informal, que tinha passado pelo jornal “A Bola” vinte anos e oito pelo concorrente “Record”. Logo, com aquele espírito de saudável malícia, o Dr. Jorge Roza Oliveira, atalhou: “então foram vinte anos no Benfica (“A Bola”) e


oito no Sporting (“Record”). De fato, é o que muito se apregoa em Portugal: A Bola=Benfica e Record=Sporting. Se passasse este pensamento (de muita gente, sublinho) para os dois matutinos da ilha Terceira, por onde passei, teríamos: “Diário Insular”=Benfica e “A União”=Sporting. Para desagrado do administrador do Portal Splish Splash, o Porto não está aqui. Perdão vai estar por isto: colaborei dois anos no jornal “O Jogo”. Por conseguinte, temos: “O Jogo”=Futebol Clube do Porto. Mas, se fossemos seguir os emblemas dos respectivos diretores, tínhamos, por exemplo: “A Bola”=“Os Belenenses”. É que Vítor Serpa jogou andebol no clube de Belém e o pai (Homero Serpa, aposentado de “A Bola”), inclusive, esteve ligado à equipa técnica dos “azuis” na época do Joaquim Meirim. Com a saída deste, Homero Serpa fez dupla com Félix Mourinho, pai do José Mourinho, atual técnico do Real Madrid.

E depois de tanto darmos “à bola”, vamos passar à estampa as declarações do Embaixador de Portugal em Nova Deli:

1 – Há quanto tempo se encontra na Embaixada de Portugal em Nova Deli?

Chegámos em finais de fevereiro, apresentei Credenciais a 1 de abril, estamos há 8 meses.

2 – Há sempre, nestas circunstâncias, a pergunta da praxe: um português natural de onde?

Sou alfacinha. De Lisboa, freguesia de S.Sebastião da Pedreira, mas de um hospital que já não existe, o Hospital Alemão.

3 – Goa, Damão e Dio, que estiveram na origem de um conflito que opôs Portugal à União Indiana. Essa situação hoje já não é comentada e, como tal, as relações entre os dois países são estáveis, cremos nós. Está de acordo?

Completamente. As relações políticas bilaterais são excelentes. Olhamo-nos nos olhos como amigos.

4 – Inicialmente, sentiu dificuldades para se adaptar ao regime indiano, em face de uma cultura totalmente diferente?

Eu já conhecia a Índia, não vim à procura do desconhecido. Embora cada dia aqui seja uma descoberta...

5 – Por exemplo, como são encarados os portugueses e porque não também os brasileiros (que devem ser poucos) que residem em Nova Deli?

Acho que muito bem. Há uma grande empatia, pelo menos entre portugueses e indianos, é o que sinto sempre.

6 – A Embaixada de Portugal tem cumprido a preceito com o apoio aos portugueses que enfrentam maiores dificuldades, se na realidade isso acontece...?

Felizmente não tem havido casos desses, mas estamos atentos a todos os portugueses que por aqui passem. Na semana passada demos guarida a um casal português que está a dar meia-volta ao mundo de bicicleta. http://www.2numundo.com/

7 – Como o nosso Portal Splish Splash está ligado à música, na Índia, basicamente em Nova Deli o centro das atenções, ao que sabemos não se divulga a música estrangeira. Isto significa que há rigor para que essa mesma divulgação incida no que existe internamente, ou seja, nos valores do próprio país. Será assim?

Sinceramente não sei as razões. Haverá nichos para músicas específicas, e a música brasileira, e a portuguesa até, certamente conseguirá ocupar um deles. Mas a indústria musical indiana é dominante.

8 - Pelos vistos, nem o Rei Roberto Carlos é referência na Índia?

Nem ele.

9 – Mas sabe-se, também, que não há fronteiras para a “linguagem musical”. Os indianos ainda não chegaram a esta realidade?

A música indiana é ouvida no Brasil? Acho que não... Essa sua ideia tem dois sentidos.

10 – Em Portugal, o senhor Embaixador tinha a noção real daquele que é considerado o maior cantor da América do Sul e um dos melhores à escala mundial?

Todo o português sabe quem é Roberto Carlos.

11 – Por aquilo que conhece, acha que um show do Rei em Nova Deli resultaria em termos de presença de público?

Depende da forma como seria apresentado. Mas o meu 'feeling' é para um grande 'sim' à sua pergunta.

12 – Juntando aqui Portugal e Brasil, quais os seus gostos musicais?

Impossível de responder. A música depende do momento em que a estamos a ouvir.

13 – Em Nova Deli há boas relações entre as Embaixadas de Portugal e do Brasil?

Mais do que boas. Veja a página da Embaixada e verá os participantes num almoço hoje que juntou as duas embaixadas. O Embaixador brasileiro está de partida para o Cairo.

14 – Passando para uma música mais complexa: gostaríamos que opinasse sobre a atual crise mundial e, sobretudo, a situação de Portugal neste contexto?

Musicalmente vai do "The End" dos Doors, para os mais pessimistas, até ao "Crisis? What Crisis?" dos Supertramp, que parece ser a postura dos decisores.

15 – A Índia sentiu fortemente o peso dessa mesma crise, ou por aí apenas uma “nuvem passageira”?

A crise de 2008 foi nuvem passageira, graças ao enorme mercado interno indiano. Nesta, e caso isto se agrave, as consequências serão mais nefastas. A bolsa em Mumbai já dá sinais disso, algum desinvestimento também.

Embaixada de Portugal em Nova Deli
http://www.portugal-india.com/pt/

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário