JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

As "fialhadas" do FRANCISCO FIALHO



Para princípio de conversa, descansem as mentes que vêem fantasmas onde eles não existem, que os meus textos passados, presentes e futuros são de ficção. Tudo o resto é a imaginação de cada pessoa a funcionar... ou não.

Posto isto, vamos ao que me interessa hoje.
Com a minha distracção, só agora me apercebi que o prazo para recolha de contributos para a reforma da Autonomia (seja lá o que isso fôr) dos Açores, terminou.
A CEVERA (que raio de nome!...) - Comissão Eventual para a 
reforma da autonomia- precisou de quase dois anos (?!...) para concluir a sua (dela) complexa missão... Agora vamos ter uma sub-comissão que até ao final do verão tem de concluir o processo, tentando cozinhar um documento que reflita o pensamento de muita gente (partidos, inteiros, sociedade civil e obreiros da Autonomia). Depois é mandar para Lisboa e logo se vê. Ai aquele Terreiro do Paço....
Querem mais mar (o tanto que temos não chega ?!...) Deve ser para a exploração de petróleo, pesca do bacalhau e construção de marinas... Como, a questão não é esta ? O problema é de poder, mandarmos naquilo que é nosso!...Então porreiro, peixe à borla e barcos de Viana do Castelo para viajarmos entre as nossas belas ilhas. Parece que também querem acabar com o cargo de Representante da República.... Antes havia o Ministro da República que dava recepções no dia 10 de Junho (cheguei a estar presente), e onde perante grande patriotismo, se comia e bebia à grande. Bons tempos que acabaram e foram transformados num ´pica-pica´que não enche barriga... Aliás actualmente não sei se o dito ´pica´também foi à vida... É claro que as pessoas não gostaram. Quem não se sente não é filho de boa gente, lá diz a sabedoria popular.
Já me desviei do essencial, que era dar o meu contributo (fora de horas) para a Reforma da Autonomia. Pois aí vai. Temos 57 (cinquenta e sete deputados?!...). Vamos reduzir para metade, e com os arredondamentos ficamos em trinta. Os que sobrarem vão para casa sem direito a subvenções vitalicias.... Negócio fechado ? Não ?!.... Já votaram, em plenário extraordinário e de urgência? Quem vota a favor, quem vota contra, quem se abstem? Proposta de redução de deputados RECUSADA POR UNANIMIDADE E PALMAS.Querem dar cabo de nós, exclamaram indignados.
Bem dizia o Presidente Vasco Cordeiro que o assunto é desafiante....
Mas será que não há mesmo coisas nos Açores mais importantes do que esta Reforma ? Onde fica a saúde ? Os senhores deputados médicos sabem. Como vai a educação das nossas crianças e jovens ? O Sr Secretário da Educação, professor, como alguns outros deputados, sabem
. Como vai a pobreza ? Aqui não sei se alguém sabe!...
Termino com um curto excerto do fado da SEVERA: "...ó tempo volta pra trás, mata as minhas esperanças vãs, vê que até o próprio sol volta todas as manhãs..."
Até à próxima.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário