Tem sido alvo de várias homenagens e distinções. Ele é o cara que muito tem passado de positivo para aqueles que gostam de poesia e, sobretudo, de uma literatura espelhada na realidade do quotidiano e não só. Então vejamos:
Não é exagero afirmar que José Henrique Álamo de Oliveira é um dos maiores poetas/escritores dos Açores, com enorme reconhecimento às escalas nacionais e internacionais. Contra fatos não há argumentos. Assim tem sido a postura deste apreciado vulto da nossa literatura e que regista uma longa carreira ainda longe de terminar.
Num passado recente, Álamo Oliveira deslocou-se ao Brasil (mais uma deslocação para o seu brilhante curriculum), concretamente ao Estado de Belo Horizonte. Sobre esta vinda, passei a notícia nos sites em que colaboro nomeadamente no Portal Splish Splash, portal esse de divulgação das atividades do Rei Roberto Carlos. Ora, a presença de Álamo Oliveira em Rio Preto entusiasmou a Doutora Fátima Quadros, poetisa de recursos firmados e também presidente da Confraria Cultural Brasil – Portugal da qual sou membro efetivo. Como se previa, Fátima Quadros, que reside em Divinópolis (Minas Gerais), e por mim inspirada, deslocou-se a Rio Preto para assistir à sessão em que participou o nosso ilustre poeta Álamo de Oliveira. Fátima Quadros ficou fascinada e não fugiu, posteriormente, à tentação de convidar Álamo de Oliveira para escrever o prefácio do seu novo livro. Eu, pessoalmente, tinha a certeza pelo que dele conheço que da parte de Álamo de OIiveira a escritora-poetisa Fátima Quadros receberia o tão almejado SIM. E é assim, com estas nobres atitudes, que Álamo de Oliveira prestigia a ilha Terceira, sua e nossa terra natal.
Acresce que o livro em causa, EFLÚVIO POÉTICO, foi editado em Lisboa (Livraria Chiado) e já se encontra na posse da autora, estando o seu lançamento previsto para breve, muito provavelmente em Belo Horizonte

Sem comentários:
Enviar um comentário