Agência de viagens Pinto Lopes lança roteiro açoriano a partir dos livros de Joel Neto
Os viajantes serão recebidos e guiados pelo próprio autor, que os levará aos lugares de Arquipélago, A Vida no Campo e Meridiano 28 (entre outros), bem como aos territórios dos grandes mestres da literatura açoriana e às mais extraordinárias paisagens das ilhas
Terceira, Faial, Pico e São Miguel são as ilhas contempladas no novo roteiro turístico "Os Açores de Joel Neto e dos Grandes Escritores das Ilhas", acabado de lançar pela Pinto Lopes Viagens, responsável (entre outros) pelas viagens com José Luís Peixoto à Coreia do Norte e à Tailândia e com Gonçalo Cadilhe aos mais variados recantos do Globo. As duas primeiras viagens estão previstas já para 2019 (Julho e Setembro), com partidas de Lisboa e do Porto. O próprio autor receberá os viajantes na ilha Terceira, guiando-os pelas ilhas até à despedida, dez dias depois, em São Miguel.
«De avião e de barco, de autocarro e a pé» – anuncia a brochura desenvolvida pela agência de viagens –, «acompanhe Joel Neto pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia ainda. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confecionado nas próprias entranhas da terra.»
Os viajantes conhecerão alguns dos locais mais emblemáticos dos livros Arquipélago, A Vida no Campo e Meridiano 28 (entre outros), da autoria do anfitrião, mas não só: o próprio Joel Neto insistiu em que o roteiro passasse também pelos territórios de alguns daqueles que considera os seus mestres. Explica o texto introdutório: «Recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo.»
Descidas ao Algar do Carvão, jantares dançantes na Sociedade Amor da Pátria, subidas à montanha do Pico (opcionais) e passeios pelo Vale das Furnas são apenas alguns dos pontos em destaque no itinerário de Joel Neto, onde não faltará – como não falta nos seus livros – a gastronomia açoriana. As datas e os preços das duas primeiras viagens serão divulgadas nos próximos dias pela Pinto Lopes Viagens.
A escritora Raquel Ochoa, o músico Rui Massena, o chef Henrique Sá Pessoa e a dupla de jornalistas Luís Pedro Nunes/Alfredo Cunha são apenas algumas das outras personalidades portuguesas que já aceitaram o repto da agência para a criação de roteiros no âmbito do projecto Viagens com Autores. A ideia é juntar turistas que já seguem as suas obras a outros que ainda nem as conheçam, mas possam vir a interessar-se por elas.
«Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo» – acrescenta a Pinto Lopes Viagens no texto relativo aos Açores –, «deixe-se inebriar pela memória dos terramotos e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida.»

Sem comentários:
Enviar um comentário