JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 6 de março de 2019

Botelho, Emanuel Jorge Ferreira da Cruz


[N. Ponta Delgada, 11.8.1950] Licenciou-se em Ciências Político-Sociais e seguiu a carreira de professor. Contudo, tem-se distinguido como poeta e animador cultural. Faz parte do Grupo de Intervenção Cultural Açoriano (GICA) e fundou e dirigiu, conjuntamente com Eduardo Bettencourt Pinto, a revista *Aresta (1980-1984). Coordenou o suplemento literário ?Raiz?, do jornal Correio dos Açores. Muitos dos seus poemas são publicados em tiragens artesanais e imaginativas, tendo raramente publicado um livro tradicional.
Como poeta pode-se considerar de vanguarda, utilizando uma escrita provocadora e mergulhando nas estilísticas surrealistas. É admirador confesso de Mário Cesariny de Vasconcelos, de António Maria Lisboa e de Ângelo de Lima e um dos seus livros foi prefaciado por José Sebag.

Gravemente doente, diminuiu a sua capacidade de intervenção. J. G. REIS LEITE (2002)

Obras principais. (1978), Consciências de Mim que a Ti Devo. 2ª ed., Ponta Delgada, ed. do autor [pref. de António Machado Pires]. (1978), Agite Antes de Usar. Ponta Delgada, ed. do autor [pref. de José Sebag]. (1981), Mas o território Não é o Mapa. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. (1982), Cesuras. Lisboa, Imp. Nacional/Casa da Moeda. (1984), As Mãos, as Crinas. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. (1988), Asas e Penas. Lisboa, & Etc. (1996), Perguntas Queimadas. Guimarães, Ed. Bumerangue.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário