JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 24 de maio de 2019

7 costumes brasileiros que os americanos acham estranhos


7 costumes brasileiros que os americanos acham estranhos

Cada país possui as suas particularidades, e as pessoas conservam alguns hábitos bem característicos do local. Quando alguém de fora vem para cá, sente um choque cultural bem interessante, que pode gerar situações engraçadas! No post de hoje, nós vamos listar algumas atitudes brasileiras que são bem curiosas aos olhos dos americanos, deixando eles bem confusos sobre nosso país!

Comer pizza de garfo e faca

Para os americanos, comer pizza é algo corriqueiro e feito a qualquer momento do dia, apenas com a função de saciar a fome. Já para nós, pode funcionar como algo mais requintado, e as pessoas tiram um tempo para ir à pizzaria, sentar e apreciar o prato de um modo um pouco mais fino. Por isso, para eles é muito estranho comer uma pizza com garfo e faca sendo que você pode fazer isso segurando-a com as mãos.

Chamar as pessoas pelo primeiro nome

Se for um parente ou amigo próximo, tudo bem, eles fazem isso por lá também. O estranho mesmo é que a gente se refere ao chefe, ao avô do vizinho e até mesmo ao presidente pelo primeiro nome! E quando falamos senhor ou senhora, ainda assim não é na frente do sobrenome. Você já tinha percebido isso? Se você reparar bem, até a camisa de jogadores de futebol é diferente, pois aqui vemos vários nomes, como Lucas e Matheus, e nos EUA, sobrenomes, como Stones.

Tomar vários banhos por dia

Seja por questões históricas do nosso povo ou apenas pelo calor mesmo, no Brasil, é totalmente normal as pessoas tomarem dois ou até mais banhos por dia, em alguns locais mais quentes do país. Nós temos uma relação maior de satisfação com o banho, e o utilizamos para relaxarmos e nos refrescarmos. Já os americanos veem mais como um momento de higiene pessoal, e um por dia (e olhe lá) já é mais do que suficiente.

Comer hambúrguer com guardanapo

No geral, os brasileiros não gostam muito de tocar a comida, por isso sempre costumamos ver as pessoas utilizando guardanapos de papel de um modo meio desajeitado. Até mesmo o formato deles é estranho para os americanos! Lá nos EUA e em vários outros lugares, é bem normal ter um contato direito com o alimento: eles até gostam disso como forma de “sentir” a refeição!
Escovar os dentes várias vezes por dia

As pessoas indo ao banheiro do trabalho com suas escovas depois do almoço não é uma cena muito comum nas empresas americanas. Para eles, escovar os dentes ao acordar e antes de dormir já é o suficiente, e para manter o hálito durante o dia, preferem uma balinha de hortelã. Nós temos uma tradição bem mais forte de querer higienizar a boca a todo momento.

Cumprimentar as pessoas com beijos e abraços

O fato de cumprimentarmos alguém que acabamos de conhecer com um abraço ou beijos no rosto é algo bem estranho para os americanos! É claro que eles gostam de contato, mas apenas com quem têm certa intimidade, e não veem isso como uma forma de dizer “oi” ou ser apresentado à colega da sua amiga, por exemplo!

Comprar em muitas parcelas

Esse negócio de dividir produtos em 10, 12 ou 24 vezes sem juros é algo bem brasileiro, principalmente se for parcelado com o cartão de crédito. Lá nos EUA isso não é muito comum, e as pessoas compram as coisas em um pagamento único. É claro que elas podem renegociar e pagar aos poucos a dívida do cartão, mas a divisão no ato da compra realmente não acontece.  

Comer abacate com açúcar

Sentar-se à mesa, pegar um abacate e colocar algumas colheres de açúcar seria uma cena muito estranha nos Estados Unidos. Para os americanos, ele está fortemente atrelado a pratos salgados, como a guacamole, por exemplo. Eles sentem o que nós sentiríamos se alguém misturasse muito açúcar ao tomate. Já pensou?

Para conversar com um americano e entender melhor tudo o que ele pensa sobre o nosso país, é preciso estar com o inglês em dia, não é mesmo? Você pode contar com os nossos posts para praticar bastante o idioma! Confira aí uma lista de conteúdos que preparamos:

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário