JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Recordando o cantor Roy Caetano - Homenageou médico terceirense



Cantor brasileiro Roy Caetano homenageia médico terceirense

(Escrito em 2011)

Por: Carlos Alberto Alves

Aconteceu há quatro anos. O cantor brasileiro Roy Caetano, famoso pelos temas românticos, de passagem pela Terceira e a caminho de São Jorge para um espetáculo, acordou pela manhã sem falar. É neste ponto que a sua história se cruza com a do médico neurologista Dr.Rui Graça, nosso bem conhecido e velho amigo.

Após o internamento no Hospital de Santo Espírito, Rui Graça diagnosticou-lhe uma afasia provocada por um coágulo, uma afasia de Broca (que se caracteriza por uma grande dificuldade em falar, enquanto a compreensão da linguagem se encontra preservada). Foi administrado tratamento para desfazer o coágulo, realizados exames e, no espaço de seis a 12 horas, Roy Caetano começou a falar.

"Foi um êxito", recorda Rui Graça, o diretor do serviço de neurologia do Hospital de Santo Espírito, que foi homenageado por Roy Caetano, com a entrega de uma placa, durante um espetáculo que este deu, no dia 23 de julho, na Prainha, em Angra do Heroísmo.

Tratou-se da Noite Verde e Amarela, que contou com Roy Caetano num tributo ao cantor Roberto Carlos. O espetáculo de homenagem inseriu-se na semana brasileira em Angra do Heroísmo, evento que o Splish Splash divulgou.

Os pacientes que se vêm a braços com afasia podem ver a sua fala afetada para o resto da vida. "Muitos vão recuperando a fala, mas esta não é muito fluente... Então, nem pensar em cantar...", diz Rui Graça.

Mas Rui Graça não acertou apenas no tratamento. Roy Caetano acabou por ser encaminhado para uma unidade hospitalar em Lisboa e confirmou-se a causa que tinha sido avançada pelo médico neurologista. O problema era de origem cardíaca e foi corrigido.

Atualmente Roy Caetano continua a cantar, com as palavras intactas. Está a preparar o seu primeiro DVD gravado ao vivo.

"Dono de uma voz poderosa, mas, sobretudo, melodiosa, com 25 anos de carreira e 12 álbuns gravados, Roy Caetano é um cantor com muito sucesso. Galardoado no Brasil e noutras partes do mundo, vive atualmente na Europa e faz espetáculos pelo mundo".

Entre os 12 álbuns, dois destes editados em Portugal, destaca-se o tema "Julieta", que vendeu mais de 250 mil cópias, lembra o site oficial do cantor romântico brasileiro.

NOTA Final – Grande parte dos elementos deste artigo, constam da edição do matutino terceirense, Diário Insular.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário