JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Rolando pelo facebook - Do professor Monge da Silva


Hoje vou estar na Casa Pia de Lisboa para falar de treino desportivo aos alunos de Desporto desta escola de formação, que conta a bonita idade de 239 anos. 
Apesar de tema ser treino, quis lembrar, na folha de rosto da minha apresentação, algumas figuras da brilhante história desta instituição pioneira da educação física e do desporto em Portugal.

Em cima à direita, Paulo Lauret, formado na Casa Pia e a principal figura da educação física do século XIX. Criou a primeira revista de Educação Física, "O Gymnasta" tendo a sua acção sido desenvolvida sobretudo no Porto e mais tarde no Brasil. Escreveu diversos livros e criou vários ginásios

Em cima à esquerda, Pedro José Ferreira, também formado na Casa Pia e uma figura de referência no início do século XX. Foi professor do Liceu Pedro Nunes durante 40 anos.

Em baixo à esquerda, Cândido de Oliveira a maior figura do nosso futebol no século XX. Foi um excelente jogador da Casa Pia, do Benfica e da selecção nacional. Treinador do Sporting dos 5 violinos, da Académica e da Selecção nacional. Foi ainda jornalista desportivo e preso político no Tarrafal.

Em baixo à esquerda, Cosme Damião o grande obreiro da criação e desenvolvimento inicial do Sport Lisboa e Benfica.

Na equipa de futebol encontramos muitas outras figuras de grandes casapianos que muito honraram a sua escola e o desporto nacional

Francisco dos Santos, o primeiro futebolista nacional a jogar no estrangeiro, na Lázio de Roma, onde foi capitão de equipa. Era escultor tendo sido um dos projectistas da estátua do Marquês de Pombal juntamente com António Couto, também na foto.

Encontramos ainda outras grandes figuras do desporto nacional como: Januário Barreto, Bruno do Carmo, Pedro Guedes… — em Belém, Lisboa, Portugal.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário