JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Da escritora Graziela Veiga - A SEQUELA DA TRAIÇÃO!


A SEQUELA DA TRAIÇÃO!

Quando se é traído, nasce um trauma, a desconfiança que nos persegue para o resto da vida. 

Sempre pensei que quando a traição acontece, algo está errado. Normalmente um dos cônjuges não se sente feliz, pois quando as pessoas se sentem bem com elas próprias e com o meio que as rodeia, não lhes passa tão pouco pela cabeça trair. 

É perfeitamente normal e aceitável despoletar algum sentimento por alguém, isso acontece, mesmo contra vontade. No entanto, a vantagem está em contornar essa loucura, que aparentemente até parece ser legítima e muito entusiasmante. 

Após a descoberta da traição, quase sempre são os traídos a pularem da relação, já que os traidores não o fizeram. 

Há uma descoberta muito interessante em tudo isso. O ódio que por vezes faz parte do sentimento de quem é traído, a dor, a mágoa, acabam passando. Até desejamos que aquela pessoa que traiu seja feliz. Mas acontece que a traição em si, nós não superamos. Até nem tem a ver com a pessoa, mas com o facto. É como se tivéssemos uma indigestão provocada por alguma comida e ficarmos receosos para toda a vida de a voltar a ingerir. Ou cair duma escada, o medo que nos assoma faz com que tenhamos sempre receio de a voltar a descer. Ou ainda, quando usamos uns sapatos que nos magoam, evitamos a todo o custo, voltar a calçá-los. 

Ser traído gera uma sensação de verdadeira vulnerabilidade. É uma espécie de sombra de quem já sentiu o preço da infidelidade. 

Por tudo isso, antes de trair, não pense no caso em si, mas sim nas consequências para o relacionamento presente, caso se venha a descobrir. Alguém que não era ciumento, depois duma traição, fica susceptível de o ser, por vezes, torna-se possessivo. Até poderá não acreditar mais em si próprio, ou manter uma atitude de desconfiança em relação aos outros. 

Há terapia para este tipo de situações, há pessoas que se vão recuperando paulatinamente, mas nem sempre são eficazes, pois há aqueles que nunca mais se recuperam. 

Qualquer pessoa está na iminência de se apaixonar novamente, mesmo estando casada, ou a viver uma relação assumida, porém cabe discernir a situação, a fim de que não tenha que meter um ponto final na relação actual. Por isso, cada um deve pensar muito bem o que quer para a sua vida e o que não quer. 

Fica uma lição, uma aprendizagem. Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti! 

Tenham a hombridade de sair pela porta da frente e não como os covardes. 
A traição na minha maneira de ver, é sempre um sinal de fraqueza. Evitar essa situação, será sempre um sinal de força, de lealdade para com a pessoa que se ama.

29-05-2019
Graziela Rocha Veiga
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário