JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 25 de junho de 2019

Da escritora Graziela Veiga - NOVA OPORTUNIDADE! (dedico à minha filha)


NOVA OPORTUNIDADE! (dedico à minha filha)

Hoje, faz precisamente dois anos que passei o maior susto da minha vida. Estive entre a vida e a morte, com uma perda de sangue tão grande que me deixou inanimada, sem forças para resistir. Ainda fiz a mala para o suposto internamento, tomei banho, e por fim, deixei-me cair para o sofá. Lembro-me que o único pensamento era a minha filha, o que seria dela. E foi precisamente ela que ficou aos meus pés a implorar-me de mãos postas que eu não morresse. E a minha resposta foi - Não morro, por ti, eu não morro. 

E assim foi. Fiquei internada durante dez dias, levei soro, não sei precisar quanto, quatro unidades de sangue e a força que me moveu, força divina e humana, a vontade de viver. 

Sei que depois de uma experiência destas, a vida nunca mais é a mesma. Tomamos consciência de quanto ténue é a nossa vida. De repente, ficamos confinados às mãos de Deus, abandonados à nossa sorte e a uma luta interior que nos faz a todo o custo não querer partir. Naquele momento, tomei a noção da falta que fazia, do quanto eu era importante na vida de alguém, mormente na vida da Inês. Passou-me tudo pela cabeça, pois não me aguentava em pé, o mais fácil era sucumbir. Tive a sorte de permanecer lúcida e encontrar os médicos certos, além dos enfermeiros e pessoal auxiliar. Digo do fundo do meu coração, que fui muito bem tratada, não me faltou nada, nem a amiga e Enfermeira Luísa Cunha que sempre que tinha um bocadinho, ia para o meu quarto passar um tempinho, sempre com a alegria que a caracteriza. Além da família, duas amigas do coração que me foram visitar. A Conceição e a Sãozinha. 

Quem está naquelas condições, sabe o quanto é importante a visita das pessoas que nós gostamos, ouvirmos uma palavra amiga de ânimo, de alento e ao mesmo tempo, a lembrar que vamos sair daquela situação, que tudo não passou de um susto. 

Foi uma experiência que não desejo a ninguém, nem ao pior dos meus inimigos, pois é tão triste, desolador, pensarmos que vamos deixar este Mundo e todas as pessoas que tanto amamos. 

Estou eternamente grata por mais esta oportunidade de viver, por todas as razões, mas a principal, pela Inês. Essa será sempre a razão prioritária. 

Que Deus me ajude a completar mais alguns anos, a saborear cada momento da vida, com a convicção de que vale a pena continuar...com alegria, mas sobretudo com saúde, o melhor de todos os bens. E por conseguinte, alguma felicidade, pelo menos, a que depender de mim, pois sei que só depende exclusivamente de mim. Os outros poderão dar o seu contributo, mas nunca serão responsáveis pela minha felicidade.

25-06-2019
Graziela Rocha Veiga

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário