JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Da poetisa-escritora Maria Azevedo - À minha filha Maria Ana


"Por hoje que marca uma data especial"
Partilho hoje esta memória, (fazem três anos )que me adoçou a vida e me encheu de orgulho, por todo o empenho, esforço e luta desta minha "menina mais nova"
(À minha filha Maria Ana )

Por vezes gostava de ter o poder de tornar as coisas justas por ti. 
Gostava de ter tesouros para te oferecer.

Mas dei-te o que podia, os teus brilhantes cinco sentidos, o teu mundo.
E desejo-te olhos para veres o andar desajeitado das gaivotas, na areia, o voltear das folhas, o salpicar da chuva, numa rua iluminada, o arco-íris, o voo das andorinhas, nos céus da cidade.

Desejo-te ouvidos para ouvir o murmúrio das torrentes escondidas, o ruído de uma âncora a levantar, o sussurrar das vozes, quando uma cortina se ergue no palco...

Desejo que sintas os cheiros fortes sedutores, evanescentes.

O perfume das violetas, do linho lavado, das castanhas assadas.

O toque da seda, ou o de uma pedra que o sol aqueceu.
Gatos.

E mãos familiares, meigas.

O sabor do pão fresco, da água pura, do vinho, de um fruto acabado de colher.

Desejo-te a vida.

Desejo que ao longo da vida, te continues a deslumbrar com o mundo ao teu redor.Desejo-te um trabalho que gostes, que aperfeiçoes os teus dons....luz no coração, amigos e amor em abundância.

Desejo-te a paixão criadora e ergo uma prece para que a paixão que destrói, passe a teu lado...

Que encontres tudo o que queres e o faças....bem!

Desejo-te a beleza do silêncio, o mistério da noite, a força da chama, o poder da água,a doçura do ar, a tranquilidade da terra, o amor que vive na raiz funda das coisas.

Desejo-te o deslumbramento da vida.

Que acredites no ser humano e isso, minha filha, inclui-te a ti.

Desejo que tenhas amor, romance, sim. 

Mas sobretudo o amor daqueles que se deitam juntos no escuro, falando dos tempos que passaram....um abraço de criança, o brilho de um olhar, o ânimo de uma carícia...

Escreve o "livro da tua vida", estou contigo de alma e coração....
Tenho orgulho de tudo aquilo que conseguiste, mas orgulho-me ainda mais, que sejas tu própria.

O êxito é algo suplementar, num mundo que nos exige ter êxito, talvez, nós, mulheres, saibamos que no fundo, o êxito pode ser algo, calmo e secreto...
És uma peça única da humanidade, falível, indagadora, mas que te deslumbres sempre, nas tuas descobertas e nos teus sonhos.

Estou eternamente grata, por uma pequena parte de mim, ter sido apanhada pelo teu ser e por me levares contigo, para um futuro, que nunca hei-de conhecer....um pouco de mim, sendo no entanto tu própria para sempre.

Temos gostos diferentes, capacidades diferentes, ambições diferentes,talvez, não sejamos a mãe e a filha "tradicionais"...talvez, isso nem sequer exista....
Mas o que nos une é amor, e és sobretudo o bater do coração da minha vida, correndo a vida por mim!

Parabéns!

Que pena tive de não estar fisicamente neste dia contigo....

Nunca te esqueças,não és apenas especial para mim.


És especial.

Eis tudo, "Mestre Maria Ana"!

Mãe 
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário