JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 30 de junho de 2019

De António Leal - ASPECTOS DA NOSSA TERRA (4)) .


ASPECTOS DA NOSSA TERRA (4))

PRAIA DA VITÓRIA

Quem conheceu a nossa Vila da Praia da Vitória, romântica, poética, buliçosa e festeira, quando a sua baía era apenas frequentada pelos barcos de pesca e os ares praienses não eram devassados pelas asas metálicas dos grandes aviões plurimotores, fica abismado como que ali se vê na época actual.

O romantismo e a poesia passaram a segundo plano e a Vila da Praia entrou decididamente numa fase do seu viver. Surgiram os cafés e os botequins, onde se regista grande afluência, especialmente no Verão, abriram-se novos estabelecimentos de fazendas e de utilidades, o que deu à Vila um ar de cidade, onde há indivíduos com trajes modernos e extravagantes, que fazem vida de café e que vão ao cinema, talvez para porem o sono em dia ou para poderem assobiar à vontade…

Os típicos carros de bois que se deslocavam à Praia para carregarem a areia que iria beneficiar as terras, foram postos de parte e, hoje, só se vê viaturas automóveis num tráfego intenso, modificando por completo aquela vida simples que viveram os nossos avós.

Há uns cinquenta anos, a Vila da Praia era um meio onde brilhavam os cantadores populares e os bailarinos de fama. Uns e outros evidenciavam-se nas suas cantigas e nos seus bailados, marcando um lugar de destaque na roda das freguesias.

Hoje, já não há quem queira nem quem saiba tomar parte nesses bailes tão típicos e tão nossos. Modernamente, os momentos de folga são passados no campo de Jogos, em que se disputam renhidas partilhas de futebol, ou nas salas de espectáculos onde se exibem filmes estrangeiros que têm o condão de irem alterando, a pouco e pouco, os nossos costumes ancestrais, ou substituindo-os por outros que, além de não serem nossos, não são melhores.

A Vila da Praia vai-se modificando. Por toda a parte, vão surgindo novos edifícios oficiais e particulares, cujo estilo evidencia a influência da época actual. Pode dizer-se que, nestes últimos dez anos, o maior número de casas de moradia que se construíram no Concelho está situado na Estrada do Aeroporto.
Com a construção do Porto de Abrigo na Baía da Praia maior será o desenvolvimento da Vila, pois, aumentará o tráfego marítimo e, consequentemente, o trânsito de viaturas.

Na época de Verão, a baía da Praia é, sem dúvida, a melhor praia de banhos natural dos Açores, compreendendo uma faixa de extensão, cujo acesso é mais ou menos fácil.

Com o estabelecimento da Base Aérea das Lajes, surgiram várias instalações destinadas aos militares e suas famílias as quais se dispõem do modo seguinte. Logo a seguir ao Poço da Areia, a Praia de banhos dos Sargentos da Base Aérea nº 4; um pouco mais à direita, fica a Praia de Banhos dos Oficiais da mesma Base; mais adiante, cerca de quinhentos metros, a «Praia Azul», que é destinada ao pessoal do Destacamento Americano.

Qualquer das referidas instalações dispõe de um edifício próprio com bares, vestiários, chuveiros e sanitárias, bem como outro material de praia.

A praia de banhos de carácter público situa-se junto da Avenida do Mar, em frente do Café Arcada. Como não dispõe de edifícios permanentes, é habitual instalarem-se, ao longo do areal, barracas desmontáveis de pano, o que dá ao recinto um aspecto agradável e atraente, que faz lembrar as grandes praias.

Em qualquer das referidas praias de banho regista-se uma frequência muito razoável, especialmente nos sábados e domingos da estação calmosa.

No entanto é de lamentar que a mocidade praiense não se sinta mais atraída pelos desportos náuticos. Numa baía como a da Praia, onde o mar se apresenta geralmente calmo, quase não se vê uma embarcação de recreio, o que demonstra uma verdadeira falta de interesse.

Lajes, Dezembro de 1962.
L.M.D.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário