JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 24 de junho de 2019

O emblemático Ângelo Faria



O emblemático Ângelo Faria


MENTIRIA SE NÃO DISSESSE QUE, APESAR DO AVANÇAR DO TEMPO, TENHO SAUDADES DO FUTEBOL DE ANTIGAMENTE, AQUELE QUE ERA VIVIDO COM INTENSIDADE E VERDADEIRO AMOR À CAMISOLA. E, NA MAIORIA DOS CASOS, HOUVE JOGADORES QUE SE VINCULAVAM AOS CLUBES DAS SUAS PREFERÊNCIAS COM O INTUITO DE, MAIS TARDE, ARRANJAREM UM EMPREGO PARA UMA MELHORIA DE VIDA, O QUE SEMPRE FOI LEGÍTIMO COMPREENDER. MAS HOUVE JOGADORES QUE ATÉ TIVERAM ENTIDADES PATRONAIS DE CORES OPOSTAS, PODENDO CITAR, ENTRE OUTROS, E SÓ PARA EXEMPLO REGISTADO, MANUEL TEIXEIRA DE BORBA. NO TEMPO EM QUE TAMBÉM, AO INVÉS DO QUE HOJE SE CONSTATA, NÃO HAVIA REUNIÕES DE JOGADORES DE CLUBES DIFERENTES. ALGUNS, INCLUSIVE, NÃO SE FALAVAM E NEM UM CAFÉ TOMAVAM JUNTOS. ATHANÁSIO E FREITAS MARIANO (HOJE PORTUGÁLIA), O LADO DO LUSITÂNIA, E O CHÁ BARROSA ONDE SE AGLOMERAVAM OS SÓCIOS, ADEPTOS, SIMPATIZANTES E JOGADORES DO ANGRENSE. E CREIO QUE O SENHOR FELICIANO ERA MESMO “ENCARNADO”. COMO EU SEMPRE DIZIA POR BRINCADEIRA, BASTAVA SAIR UMA FUMAÇA DO CACHIMBO DO CHICO TOSTE E JÁ ESTAVA FEITO ADEPTO DO ANGRENSE. E É POR DE MAIS SABIDO, QUE SOU DAS PESSOAS QUE SEMPRE TIVE A MAIOR CONSIDERAÇÃO E APREÇO POR FRANCISCO TOSTE DE CARVALHO. CONSIDERAÇÃO RECÍPROCA MANDA A VERDADE DIZER.

NESSE TEMPO ÁUREO, DE CAMPO DE JOGOS DA CIDADE A ABARROTAR DE GENTE, MORMENTE QUANDO SE DEFRONTAVAM OS VELHOS RIVAIS DE ANGRA, HOUVE JOGADORES QUE MARCARAM PELO SEU DENODO, QUER NO ASPECTO TÉCNICO QUER PELA FORMA EM COMO CONDUZIAM OS SEUS COLEGAS EM CAMPO. NÃO FORAM POUCOS. MAS, HOJE, PROPUS-ME FALAR DE ÂNGELO VASCONCELOS DE FARIA, O CAMISOLA-10 (AQUI NO BRASIL CAMISOLA-10 É REFERENCIADO COMO PATRÃO DA EQUIPA), QUE INCLUSIVAMENTE PASSOU PELO FUTEBOL CLUBE DO PORTO. CONHECI TODOS OS IRMÃOS DO ÂNGELO, MAS AQUELE QUE COM QUEM MAIS CONVIVI FOI O EDUARDO. O ANTÓNIO BENTO, TAMBÉM UM POUCO QUANDO ELE FOI ATLETA DO MARÍTIMO, ATUANDO A LATERAL-ESQUERDO. TODOS ESSES IRMÃOS AFINAVAM PELO MESMO DIAPASÃO, OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO NOTÁVEL. E SABE-SE QUE, EM CAMPO, FAIR PLAY ERA COM O ÂNGELO FARIA. JOGAR FUTEBOL DE QUALIDADE ERA COM O ÂNGELO. JOGAVA COM OS DOIS PÉS, MAS O ESQUERDO,COMO SE COSTUMA DIZER, ESTAVA SEMPRE “À MÃO DE SEMEAR”. QUANTOS GOLOS, QUANTOS TARDE DE ALEGRIA DEU ÀS HOSTES LUSITANISTAS? FORAM MUITAS. E MESMO DEPOIS DE ARRUMAR AS BOTAS, IMPÔS-SE COMO TREINADOR, SERVINDO AS EQUIPAS DE ANGRA, MAIS VEZES, NATURALMENTE, O “SEU” LUSITÂNIA. A SUA PAIXÃO, COM MUITOS ANOS DE DEDICAÇÃO, SUOR, LÁGRIMAS E MUITAS ALEGRIAS. ÂNGELO FARIA FOI SEMPRE UM VENCEDOR, ATRIBUTO QUE PASSAVA AOS COLEGAS, NOMEADAMENTE AOS MAIS NOVOS.

LEMBRO-ME PERFEITAMENTE DO INÍCIO DO NAMORO COM A D. FÁTIMA, LEMBRO-ME,COMO SE FOSSE HOJE, O DIA EM QUE CELEBRARAM CASAMENTO. E LEMBRO-ME PERFEITAMENTE O CARINHO QUE O SENHOR JOSÉ LISBOA TINHA PELO ÂNGELO, NÃO ESQUECENDO O OUTRO GENRO, O NOSSO BOM AMIGO HUMBERTO CHALANDRA.

ÂNGELO VASCONCELOS DE FARIA PERDURA SEMPRE NA NOSSA MEMÓRIA.

NOTA FINAL – TAMBÉM TIVE O PRIVILÉGIO DE ESCREVER UMA BROCHURA POR OCASIÃO DAS FESTAS DE SÃO CARLOS, DESCREVENDO O TRAJETO DOS HOMENAGEADOS PELA ENTÃO COMISSÃO PRESIDIDA POR LUÍS BRETÃO. ÂNGELO FARIA FOI UM DESSES HOMENAGEADOS. DEPOIS, HOUVE UM COLÓQUIO EM QUE PARTICIPARAM, ENTRE OUTROS, EU PRÓPRIO, MÁRIO LINO, JOAQUIM FERNANDES DE CAMPOS E FERNANDO MACIEL.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário