JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 22 de junho de 2019

Recordando artigos passados - Senador Edward Kennedy


Depois de uns dias (quantos?) de preguiça (como dizem os brasileiros), retomei a minha escrita no Portal Splish Splash, voltando, de novo, por circunstâncias óbvias, a falar do Senador Edward Kennedy, falecido, e cuja saudade voltou a bater, após um artigo que li sobre aquele que foi uma destacada figura política, seguindo a linha de seu irmão, John Kennedy, assassinado brutalmente quando servia os Estados Unidos com o estatuto de Presidente da Nação.

Sempre tive uma enorme admiração pela família Kennedy e, ainda muito jovem, fiquei altamente consternado com a morte do então presidente John Kennedy, assassinado em Dallas. Uma morte que foi sentida em todo o mundo. John Kennedy granjeou enorme simpatia pelo seu equilíbrio, como político e cidadão do bem-comum.

Tive a felicidade, por duas vezes consecutivas, de admirar a casa onde a família Kennedy passava férias, na cidade de Newport, bem perto de Boston. Aliás, essa dita casa (aqui no Brasil poder-se-á referenciar por mansão) é um dos pontos de referência de Newport onde habitam muitos portugueses emigrados. Em muitas casas comerciais, de portugueses, lá está colocada uma foto de John Kennedy, que se mostrou sempre afável com a população emigrante.

Do Senador Edward, há que dizer que trilhou a mesma essência da família, isto é, sempre colaborante no sentido de ajudar o próximo. Foi daqueles que sempre cumpriu com as suas promessas de político.

Um amigo meu, quiçá o mais importante informador que tenho nos Estados Unidos, e ainda em relação ao Senador Kennedy, enviou-me por email o seguinte pensamento:

 “Despedimo-nos (eu e muitos americanos) de Edward Kennedy agradecendo a sua força e a sua visão. Mais do que um liberal, foi um baluarte na proteção de qualquer americano que não tivesse tido as oportunidades que ele e a sua família tiveram. Foi um amigo dos portugueses e da comunidade luso-americana no estado de Massachusetts e dos que estão espalhados pelos Estados Unidos. Dizemos-lhe adeus, sabendo de antemão que a sua visão jamais morrerá.”

Este um dos mais significativos testemunhos de um português desde há muito radicado nos Estados Unidos.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário