JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Recordando crónicas passadas - O “nosso” Carlos do Carmo


O “nosso” Carlos do Carmo

Por: Carlos Alberto Alves

Seguindo as pegadas de sua mãe, Lucília do Carmo, o “nosso” Carlos do Carmo é hoje umas das maiores referências do fado-canção em Portugal. Possuidor de uma soberba capacidade intelectual (quem o conhece de perto sabe que é vero o que aqui saliento), Carlos do Carmo tem proporcionado momentos de grande emoção junto dos seus fãs e amantes do fado em geral. Ano-após-ano, uma voz que não se apaga.

Humilde, sempre afável junto das pessoas que estima, para além de quem o procura para um autógrafo, para um primeiro contacto com o verdadeiro homem do fado.

Cheguei a encontrar Carlos do Carmo várias vezes no Bairro Alto, sempre em amena cavaqueira com familiares e amigos. No Alfaia, na Cocheira Alentejana, enfim, as casas tradicionais do famoso Bairro Alto, não esquecendo, por outro lado, a Adega Machado, uma das grandes salas do fado, recebendo sempre artistas consagrados, um deles, óbvio, o próprio Carlos do Carmo.

E quando dizemos o “nosso” Carlos do Carmo, isto tem a ver com o agradável relacionamento que sempre tem mantido com a classe jornalística, da qual também tem recebido uma notável reciprocidade. Falando mais daquilo que conheço, e recuando no passado, quantos amigos Carlos do Carmo tinha no jornal “A Bola”? Muitos. E aqueles que já faleceram que também não foram poucos, por certo levaram Carlos do Carmo na lista de amigos para o “outro lado da vida”. E quantas vezes Carlos do Carmo apareceu nas colunas de “A Bola” em destacáveis? Não foram poucas. Naquele tempo era assim. Não é ser saudosista, mas tão somente realista.

A última vez que me cruzei com Carlos do Carmo, aconteceu num restaurante perto do Hotel Roma onde eu, na altura, estava hospedado. Lá estava o “nosso” Carlos do Carmo sorridente na companhia da esposa. Um par feliz, em suma.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário