JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 22 de junho de 2019

Rolando pelo facebook - De Francisco Fialho - D. Afonso VI


D.AFONSO VI

Esta manhã lá fui ao passeio do Monte Brasil, com trânsito desviado na zona do Fanal por qualquer coisa que correu mal.

Chegado ao destino, fui logo visitar D.Afonso VI, que ainda estava admirado com a inauguração de ontem. Contou-me que tinham aparecido umas autoridades, incluindo militares com quadradinhos coloridos ao peito, condecorações pelo excesso de trabalho no quartel.

Disse-me que também estiveram o Paulo Mendonça, que gosta das letras da lápide e o José Maria Botelho, que mesmo de óculos escuros, não conseguiu ler o que lá está escrito, tal como eu.

D.Afonso VI questionou-me porque raio o colocaram ali, que tinha sido a ovelha ranhosa da família e estivera exilado apenas 5 anos no Castelo de São João Batista? Há muita gente exilada nesta Ilha desde nascença e não tem estátua, acrescentou ele. 

Está contente por ter na vizinhança um pavão parecido com alguns que lhe apareceram ontem e um lugar para churrasco de gamos ou frangos, de que sempre gostou.

Confidenciou-me que antigamente, no Castelo,a comida era feita em paneloes grandes e pretos e agora há tachos por todos os lados, feitos por paneleiros e que é o que está a dar.

O Rei acha que a ideia de o porem ali deve ter sido de alguém de sangue azul, os mesmos que mudaram as cores da cidade de Angra e que se esqueceram que a iluminação das SANJOANINAS continua com as cores antigas, mais bonitas.

D.Afonso VI está esperançado em aprender tiro, na Caldeira do Monte Brasil, pois está farto da espada.

Para despedida insistiu em tirarmos uma selfie, tal como o Presidente Marcelo, que já lhe prometeu uma visita quando houver cacau para inaugurar o palco da Praça Velha, para cujo manuseamento o Rei já se ofereceu e de borla.

Moral da história: o Rei é um gajo porreiro, a avó é que não devia ter nascido.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário