JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sábado, 27 de julho de 2019

Na Região dos Lagos


Antes de a minha filha chegar já tinha me deslocado até à Região dos Lagos com a Marize Vieira de Souza. Três dias de sonho na praia das Tartarugas. E quanto ao resto, “no comment”. 

Passei o Natal de 2004 ainda na cidade de Carmo. No dia seguinte, abalei para Niterói onde fiquei em casa da Juraci com minha filha que regressou a Lisboa no dia 7 de fevereiro de 2005. Ainda aproveitou muito bem os dois meses e meio de permanência em Niterói, nas praias oceânicas e, também, na praia de Icaraí.
Niterói tem mais de um milhão de habitantes. Adaptei-me com relativa facilidade ao quotidiano da cidade onde acabaria por permanecer por mais de oito anos, com dois períodos alternados.

Terminada a licença dos segundos 90 dias que me foram concedidos, tive mesmo que partir com um processo de legalização – Residente Permanente -, o que não foi assim tão fácil, derivado a alguns problemas surgidos, mas que foram debelados sem grandes preocupações. Apenas CEM dias ilegal no país até ao dia em que o processo deu entrada nos serviços da Polícia Federal de Niterói. Adianto desde já que foi bastante moroso este processo, com desfecho favorável em 30 de maio de 2007. Depois, mais outro processo (isto é Brasil) para adquirir a tão almejada carteira de identidade com o estatuto de Residente Permanente. E sabem quanto tempo demorou? Mais dois anos praticamente. Recebi a carteira em novembro de 2009. Brasil é isto: tudo tem que passar por Brasília. E assisti a muitas reclamações na Polícia Federal de pessoas que já estavam há um tempão à espera da sua identidade. Eu também não fugi à regra e, numa manhã em que acordei com os pés de fora, despejei o saco junto do chefe da delegação da Polícia Federal de Niterói. Não fui preso, não. Terá faltado pouco, por certo.

De Niterói, há muito para dizer, mas sempre vou adiantando que foi a cidade onde estudaram o rei Roberto Carlos e o seu fiel maestro Eduardo Lages que nasceu em Niterói e por lá ainda tem família.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário