JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 9 de julho de 2019

Recordando crónicas passadas - Com pompa e circunstância - Fã Clube de João Pessoa promoveu o “Dia Nacional de Roberto Carlos”


Com pompa e circunstância - Fã Clube de João Pessoa promoveu o “Dia Nacional de Roberto Carlos”

Por: Carlos Alberto Alves

Neste dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, o Fã Clube de João Pessoa promoveu o “Dia Nacional de Roberto Carlos”, em homenagem ao rei, não esquecendo que, em cada 19 de abril, data do aniversário de Roberto Carlos, acontece idêntica iniciativa, sempre reservadas a sócios do clube e respectivos convidados.

Logo que chegamos à Granja Maria Cobéu, onde decorreu o evento, fomos recebidos cordialmente pelo presidente Erivaldo Rodrigues, o homem que, a expensas próprias, promove estas festas dos dias 8 de dezembro e 19 de abril.      

 O Clube de Fãs de Roberto Carlos de João Pessoa foi fundado em 1992 e tem registados 240 membros. Contudo, afastaram-se muitos das reuniões, quiçá devido à crise que se atravessa. 

Curiosamente, não pulam as datas de 8 de dezembro e 19 de abril, Como se diz, o-dia-é-o-dia.

No que concerne a intercâmbios com outros clubes ligados à causa robertocarlística, é feita através do vice-presidente Reginaldo que, nesse sentido, usa muito a internet.

Segundo Erivaldo Rodrigues, nunca receberam qualquer convite da organização de Roberto Carlos, apesar de já terem estado com o rei, sublinhou Erivaldo Rodrigues, um homem dinâmico e que, pelo que constatamos, sempre procurando as pessoas que aderiram à iniciativa, em número satisfatório, mas, segundo o presidente, poderia ser muito melhor, se bem que reconhece que calhou num feriado e muita gente viajou.

Mais um dado curioso: Erivaldo tem dois filhos, um chama-se Roberto Carlos e o outro Erasmo Carlos. A menina falecida Carla Maria. Ainda lhe questionei porque não a batizou por Maria Rita? Erivaldo respondeu que ela nasceu antes desse amor de Roberto Carlos com Maria Rita.

O vice-presidente da direção, Reginaldo Crescencio, assíduo leitor do luso-brasileiro Portal Splish Splash, em amena cavaqueira com nós, mostrou interesse em saber das nossas relações, ou seja, eu próprio com o Armindo Guimarães. Respondi-lhe que, como dois irmãos, e que as nossas filosofias jornalísticas se encaixam muito bem.

Reginaldo tem um programa de rádio já há 19 anos. Iniciou em 26 de outubro de 1997 e está no ar aos domingos de manhã. Uma aderência muito boa de fãs, mantendo doze músicas do Roberto Carlos no espaço de uma hora. Procura sempre mesclar as músicas.

Reginaldo é vice-presidente desde 1997. Sempre foi vice e é por isso que é vascaíno. Veio de Natal para João Pessoa e, no respeitante a este projeto do clube, para ele sempre difícil e agora muito mais em função desta crise.

Quatro foram as vezes que Reginaldo esteve com o rei Roberto Carlos, mas confidenciou-nos que a primeira tele laivos de “maratona” para lá chegar. No dia 31 de maio em João Pessoa, dia 2 de junho em Recife e ficou a ver o Roberto por um canudo. Contudo, persistente como é e um robertocarlístico dos sete costados, no dia 3 de junho foi para Caruaru e quando lhe entregaram a respectiva pulseira de entrada no camarim, suspirou e teve este desabafo: “agora sei que vou estar com o rei”.

Com 57 anos de idade, aos 11 Reginaldo já era fã do Roberto Carlos e lamenta a falta de contatos com o rei, referindo-se, obviamente, ao Fã Clube de João Pessoa.

Quando os fãs do Roberto se juntam é alegria esfuziante. Convívio bastante agradável não faltando um intérprete (ao violão eletrónico) de canções do reo. E, para surpresa nossa (só nossa mesmo, que não conhecíamos a faceta), Reginald Crescencio também cantou. Uma voz que não é de deitar fora. Vai servindo para as pequenas encomendas, como foi o caso deste “Dia Nacional de Roberto Carlos”.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário