JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crónicas passadas - Orgulho do meu passado


Publicado em Azores Digital em 2010 

enho orgulho do meu passado, em função do que realizei ao longo de quarenta e seis anos de ininterrupta actividade. Fi-lo sempre com dedicação e amor às diversas causas que abracei, procurando, acima de tudo, enveredar pelo progressismo. Confesso, porém, que a minha maior realização pessoal incidiu no fenómeno jornalístico, ao fim e ao cabo a verdadeira e inequívoca paixão. Foi graças ao jornalismo que conheci outros países, outros "modus vivendi" a que não estava habituado e, concomitantemente, lograr o factor pesquisa, componente jornalística que sempre gostei, sobretudo quando apresentava aos leitores as grandes reportagens, salientando aqui, referencialmente, as várias passagens pelos Estados Unidos e Canadá, onde enxameiam milhares de portugueses emigrados, concretamente açorianos, madeirenses e continentais, estes últimos com maior expressão no Estado de New Jersey, que visitei por três vezes, a mais recente em 2000, por ocasião da cobertura da famosa maratona de Nova Yorque.

Prezo-me, pois, de ter sido um jornalista reconhecido pelo meu "savoir faire" e, fundamentalmente, pelo meu estilo de escrever, espelhando sempre a imagem que o pio leitor se habituou.

Reconheço, ainda, que aprendi muito com insignes jornalistas, citando, nomeadamente, no jornal "A Bola", aqueles que sempre rotulei de "monstros sagrados", casos de Vítor Santos e Alfredo Farinha, com quem tive o privilégio de, nos Açores - Ponta Delgada e Horta -, ter participado em duas acções de formação para jornalistas locais, promovidos pelo governo açoriano de então (presidido por João Bosco Mota Amaral), respectivamente, em 1983 e 1984. Nesse sentido, muito se empenhou o Director da Comunicação Social, António Lourenço de Melo, bem representado por Norberto Barcelos.Por fim, o meu preito de gratidão a todos aqueles que acreditaram em mim. Creio que vou deixar o jornalismo com saída pela porta grande, o que significa que valeu a pena. Mas ainda faltam três anos e meio para os cinquenta de carreira. Será que vou lá chegar?
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário