JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Do jornalista Vítor Alves - A internet do Séc. XIX


A internet do Séc. XIX

PRAIA DA VITÓRIA RECUPERA MEMÓRIA DO TELÉGRAFO ÓTICO

A telegrafia ótica, através de fachos e telégrafos, constituía o meio de comunicação à distância dos nossos antepassados, antes da invenção do telégrafo elétrico.

Na ilha Terceira, como em outras parcelas do território nacional, existiram aparatos semelhantes que emitiam e recebiam mensagens entre as principais povoações. A imagem é de uma réplica do telégrafo ótico que existia na Serra de Santiago por ocasião da batalha de 11 de agosto de 1829, entre liberais e miguelistas que comunicava com Angra do Heroísmo, através de uma rede de telégrafos idênticos instalados ao longo da costa sul da ilha, nos picos do Capitão, Contendas, Cruzes e D. Joana. Esta réplica acaba de ser implantada no local de origem. O telégrafo coexistiu com o facho, este bem mais antigo e que existia desde o povoamento da ilha. De resto, a serra tomou o nome do aparato e ficou conhecida como Serra do Facho.

A recuperação obedeceu a uma investigação que eu próprio realizei durante os últimos anos sobre a telegrafia ótica na ilha Terceira e que permitiu recuperar também o facho do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo. A conceção do telégrafo, em madeira, foi do carpinteiro Nélson Gorgita. Editou-se também informação sobre este aparato e o seu funcionamento que será disponibilizada no local. A Câmara Municipal da Praia da Vitória acolheu a ideia de forma entusiástica numa altura em que se assinala 190 anos da batalha referida.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário