JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Da poetisa-escritora Graziela Veiga - Cegueira


CEGUEIRA...

Há decisões na nossa vida que só perdem pela demora a serem tomadas. Lamentável quando tentam atirar-nos areia para os olhos. E infelizmente, ficamos cegos, ao ponto de não enxergamos mais nada. Felizmente, não dura sempre, há um dia que se faz luz. 

No entanto, há sempre algo que nos chama a atenção, que nos desperta para a realidade dos factos, a maneira de ser das pessoas, as suas atitudes, pouco sinceras, embora camufladas. Eis quando, de repente, nós vemos o quanto a pessoa vale, o interesse que está por detrás de uma simples amizade, que nada tem de simples, pois toda ela é feita à base de conveniência. Quando o interesse acaba, ou seja, quando o propositado atinge o término, adeus amizade. Tudo que é falso, acaba, sobretudo quando a amizade não é verdadeira. 

Incrível, como ficamos cegos. Como tentam ludibriar-nos com palavras, que ao fim e ao cabo, não passam de palavras vãs, porque vão é o seu conteúdo. 

Por que levamos tanto tempo para vermos o que é óbvio? Por que nos iludimos com pessoas que aparentemente, julgamos serem honestas, boas pessoas e depois descobrimos que afinal são bem o contrário. Jogam com os sentimentos dos outros, como se não tivessem a mínima importância. E ainda nos querem convencer do contrário, argumentando mil e uma coisas que nada têm a ver com a realidade dos factos. E por fim, a mentira descabida, a tentar convencer-nos que nós estamos errados, que a amizade pode ser muito bem assim, que não precisa interagir, não precisa de manifestações de carinho, pois amigos são amigos e pronto. 

Triste noção de amigo. De facto, é uma afronta que se faz a um amigo, um insulto, pois amigos são aquelas pessoas que se congratulam com a nossa felicidade, que estão connosco quando estamos felizes, ou quando estamos tristes. Amigos são aqueles que se tornam presentes, através de uma palavra amiga, de um sorriso, de um gesto de carinho. Amigos são aqueles que não têm vergonha de serem nossos amigos. Não se escondem por trás de uma mensagem, a fim de que ninguém saiba. Amigos são aqueles que dão a cara, que se debatem em defesa do amigo. Amigos são todos aqueles que gostam de nós da forma que nós somos, não como gostariam que nós fôssemos. Esses não são amigos. Amigos são aqueles que nos defendem, ainda que percamos a razão, pois há sempre motivo para que tenhamos este ou aquele comportamento menos correcto, mas nada que uma verdadeira amizade não ultrapasse. Os amigos dialogam, analisam os factos, tentam perceber o que está para além das evidências. Amigos também perdoam, porque a amizade ultrapassa as divergências, os pontos de vista. Amigos são a esperança de um dia novo. São uma lufada de ar fresco, quando tudo parece desmoronar-se. Amigos são anjos que Deus colocou na nossa vida para que nunca estejamos sós. 

Agradeço a todos os amigos que nunca me deixaram só. Àqueles que, apesar dos contratempos, sempre estiveram comigo, são tesouros que eu guardo no lugar mais recôndito do meu coração. Esses são os amigos que tenho a certeza que irão permanecer comigo por toda a vida, pois conheço-os tal e qual eles são, assim como eles me conhecem. 

Não quero ter um milhão de amigos, quero ter os certos.

05-08-2019
Graziela Veiga
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário