JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Guy Fernandes - a "voz de tenor"


Eu começaria assim: João Fernandes do balcão à canção. Efectivamente, João Fernandes, que depois passou ao nome artístico de Guy Fernandes, foi uma das mais consagradas vozes açorianas e creio que poderia ter ido mais além se tivesse tomado outro rumo na sua vida, como, por exemplo, assentar arraiais
em Lisboa, se bem que se reconheça que, para um “ilhéu”, não seria tarefa fácil, ao invés do que acontece hoje. Na verdade, no presente os açorianos já são vistos de forma bem diferente, citando aqui, entre outros, o nosso bom amigo Carlos Alberto Moniz. Mas foi no balcão, na mercearia do senhor Pontes, que aprendi a conhecer João Fernandes e, na sequência, as suas actuações na esplanada do Marítimo, na altura o espaço mais procurado para se ouvir uma boa canção, um bom fado, enfim, os bons-velhos-tempos, porque não existiam outros divertimentos e nem por sombras se falava em televisão. Claro que hoje os açorianos desfrutam de tudo aquilo a que sempre tiverem direito e que para o efeito lutaram tenazmente perante o poder central. 

Guy Fernandes, e passando agora ao nome artístico que depois passou a utilizar, sempre foi considerado a “voz de tenor”. E bem me lembro o apoio que sempre contou da D. Ália Santos, uma pianista muito credenciada pelo seu próprio talento. E, voltando um pouco atrás, ainda me lembro de ver o senhor Pontes, com os óculos meios caídos para a frente, “abanar” (correctamente, sublinhe-se) com o João Fernandes. “Ó João, atende aquele freguês ali. Ó João, olha aquela senhora que agora chegou”. Mas, diga-se de passagem, que o João sempre estava com um sorriso nos lábios e de todos recebia carinho e admiração.

Guy Fernandes tem esta história para ser relembrada:

“João Correia Fernandes, criado na Rua de Santo Espírito, freguesia da Sé – Angra do Heroísmo, desde cedo demonstrou gosto pela arte, nomeadamente Música, Cinema e Teatro.

Dada a apetência pela música, decidiu-se pelo seu estudo, designadamente aulas de piano e de cântico, cuja mentora foi a malograda Dª. Ália Santos.

Concluído o conhecimento adquirido pelas lições supra referidas, iniciou a carreira de cançonetista, em que para tal obteve a sua carteira profissional, optando pelo nome artístico de ‘GUY FERNANDES’.

Ao longo de vários anos percorreu os mais diversos espectáculos realizados por toda a ilha. 

No decurso da sua carreira artística, foi-lhe dada a possibilidade de fazer parte de concurso a realizar em Continente Português, designado ‘Os Companheiros da Alegria’.

Da sua prestação, resultou a obtenção do 1º prémio e a possibilidade de consagração da carreira profissional, todavia, este caminho foi renunciado, dada a sua paixão pela Ilha Terceira e família.

Fruto da decisão tomada, regressou à Ilha, onde ingressou mais uma vez, pelos mais variados espectáculos que aqui se realizavam, tais como na BA4, S.C. Lusitânia, Recreio dos Artistas, Teatro Angrense, Marítimo, Clube de Golfe da Ilha Terceira, Clube Praiense e outros a título particular, tendo-se feito acompanhar na maioria das vezes na guitarra, pelo amigo de longa data, Carlos Baptista Ávila.

Consumou ainda, digressões pelos EUA e Canadá, junto das comunidades açorianas ali residentes.

Em 2003, efectuou a sua última actuação no clube Marítimo do Corpo Santo.
Guy Fernandes, faleceu a 05 de Dezembro de 2004, na sua residência de extensa data, calando-se assim, a designada por muitos, ‘A Voz dos Açores’.

Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico.

Nota final – Sempre gostei de ouvir Guy Fernandes, que faleceu no ano em que vim para o Brasil. Mas há uma canção que me toca fundo. Esta: “Maria Açoriana”.

Creio que muitos açorianos que pululam pelos quatro cantos do mundo, se lembram de Guy Fernandes. Uma voz inconfundível.

É verdade, o João do balcão à canção.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário