JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

domingo, 27 de outubro de 2019

Do astrólogo Luis Moniz - "Escorpião"


“Escorpião“

Planeta: Plutão
Elemento: Água
Cruz: Fixa
Qualidade: Sentimental
Defeito: Intensidade e Rigidez Emocional
Aspeto Forte: Profundidade Sentimental
Anatomia: Órgãos Genitais e Reto
Pedras: Metal e Ferro
Flor: Orquídea
8ª Casa do Zodíaco
Missão:
- Transformar a Personalidade
- Desenvolver o Desprendimento
- Morrer para o Passado e Renascer

- O Sol encontra-se a percorrer a Constelação de Escorpião. Este é o Signo mais misterioso do Zodíaco, porque está relacionado com o elemento Água que acentua a vida psíquica e emocional.
- A influência do Escorpião condiciona a forma de projeção da energia para o exterior e esta manifesta-se dum modo direto ou indireto, consoante as circunstâncias.
O Escorpião tem uma constante necessidade de transformar a sua personalidade e de renovar a sua vida, mas para afirmar a existência é necessário morrer para o velho e estar disponível a nascer de novo. “Tal como a Fénix, o Escorpião deve preparar-se para renascer das próprias cinzas”.
Marte e Plutão partilham da natureza deste Signo, acentuando o espírito guerreiro destes nativos. As reações dos Escorpiões oscilam entre uma postura defensiva e uma necessidade de atacarem frontalmente as situações. Muitas vezes o medo acaba por fazer com que eles tenham de agir e nessas ocasiões o ataque é a melhor defesa.
Em geral têm muita força magnética e uma sexualidade forte, podendo encontrar-se nestes nativos o melhor e o pior, ou seja, uma grande tendência para viverem em situações extremas.
A luta e a insatisfação são uma constante da vida dos Escorpiões, mas a solução passa por aprenderem a transformar a personalidade e a moverem-se em busca de algo transcendente que estabeleça uma fusão com o “Todo”. Esta é uma via possível para os Escorpiões que tentam superar a condição humana. Só neste limiar é que atingem a paz emocional, isto é, quando descobrem que há um potencial que sobrevive à decomposição psíquica e material. Daí o aforismo "nada se perde tudo se transforma".
Mas todo o caminho que leva ao estado de Fénix é extremamente doloroso, porque o nativo de Escorpião é um ser que vive paixões intensas e desejos imperiosos que afirmam e negam simultaneamente a vida.

A ambiguidade de valores só será superada pela renúncia dos velhos padrões de comportamento e por uma abertura e transformação constantes, dando assim lugar a uma visão mais ampla e dilatada da existência.
Os processos de transformação são intensos, provocando crises dramáticas no seio da personalidade. Se essa energia é sublimada e canalizada com vista a um ideal, então assistimos a uma real transformação de todo o Ser.
A energia de Escorpião tem a capacidade de transmutar as fraquezas em qualidades, mas se é bloqueada pode haver um processo de obsessão e as atitudes podem ter um carácter destrutivo. Para viver melhor consigo próprio, o Escorpião terá necessidade de cultivar o desapego e evitar que as suas carências provoquem ressentimentos perante a vida e os outros.
Se o Escorpião consegue transformar toda essa energia para algo construtivo, certamente haverá uma grande mudança positiva e até pode tornar-se um líder de alguma causa. Por isso, precisa trabalhar os seus pontos negativos para que não prejudique a sua evolução e o bem-estar das outras pessoas.
O Sol em Escorpião, também, acentua a intuição e a capacidade analítica destes nativos enxergarem determinadas situações ocultas.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário