JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Programas Estagiar L e T abrangem 960 jovens


Programas Estagiar L e T abrangem 960 jovens

Publicado por João Rocha em NOREVISTA 

                                                    
O Vice-Presidente do Governo anunciou, na Terceira, que 960 jovens Açorianos que concluíram a sua formação iniciaram hoje os programas Estagiar L e Estagiar T, o que representa um investimento do Governo dos Açores de cerca de 10,5 milhões de euros.  
Sérgio Ávila falava à margem de uma visita à Casa do Povo de Santa Bárbara, que recebeu, nesta fase, três novos estagiários, permitindo a sua integração no mercado de trabalho.  
“Com o início desta fase, passam a ser 2.131 os jovens que atualmente estão a fazer estágio ao abrigo deste programa, sendo que, desde o início da sua implementação, em 1998, e até 2019, o programa Estagiar já abrangeu 19.350 jovens”, adiantou o Vice-Presidente.  
“Este programa exemplar, que tem tido um enorme sucesso na Região, assim como o investimento que ele representa, são demonstrativos da importância que damos ao apoio e promoção do emprego jovem”, acrescentou.  
O programa Estagiar possibilita aos jovens o exercício de funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, adquirindo experiência profissional e novas competências que potenciam a integração no mercado de trabalho.  
O titular da pasta do Emprego destacou ainda o Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar (PIIE), direcionado para a contratação de jovens que tenham concluído estágio e que celebrem com as empresas ou outras entidades um contrato de trabalho pelo período mínimo de um ano, o que vem reforçar essa inserção no mercado de trabalho.  
“Esse programa tem tido um enorme sucesso, tendo em conta que 80 por cento dos jovens, após o estágio, foram contratados, o que contribui significativamente para o aumento do emprego jovem”, disse Sérgio Ávila.  
A taxa de empregabilidade do programa Estagiar, seis meses após o termo do estágio, é, em média, de 57,2%, o que faz com que “esta medida seja uma aposta ganha por parte do Governo dos Açores, pelo que representa não só para a inserção no mercado de trabalho, mas também para o aumento da empregabilidade jovem”.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário