FELIZ DIA DO PAI
Dia do pai, um dia especial. Todos passamos por esta experiência maravilhosa, PAIS/FILHOS. No entanto, nem todos se orgulham dos pais que têm, infelizmente. Pai, deve ser motivo de confiança e amor. Em muitos casos, a figura do Pai está associada a "terror", desilusão e até ódio, pelos crimes hediondos. Um pai que é verdadeiro homem, não abusa sexualmente dos seus filhos, como tantos casos que se ouvem. Nem abusa dos filhos dos outros, pois um homem íntegro, respeita os seus filhos e os filhos dos outros.
Ser pai não é uma condição, mas sim, uma opção. Nem todos os homens estão preparados para serem pais. Além de progenitor, a figura do Pai é muito mais do que isso, está associada a outras vertentes muito importantes na vida dos filhos. Ter um Pai, é ter um amigo para toda a vida. É aquele ser que nos compreende, defende e está sempre do nosso lado, incondicionalmente, mesmo que percamos a razão.
Reconheço que não tive o melhor Pai do Mundo. Mas é o que eu tenho e amo-o, apesar dos defeitos... não o trocaria por outro. No entanto, apreço-lhe as qualidades. Homem honesto, trabalhador e fiel às suas convicções. Ama os filhos "à sua maneira". Talvez a única que sabe, pois não foi educado de outra forma. Aqui há anos, era considerado "mariquice" os pais demonstrarem amor pelos filhos. Era como se os desrespeitassem. Tinham de manter uma postura de homens fortes, desprovidos de sentimentos. Naquela época era assim.
Felizmente, as coisas mudaram. Nalguns casos, melhoraram e noutros pioraram. Porém, recentemente, com a morte dos meus dois irmãos, vi o meu pai a chorar de forma copiosa, o que é muito raro nele. Posso contar as vezes que vi o meu pai chorar.
Lembro os filhos órfãos de pais vivos. Um grande flagelo do nosso tempo. Como também não descuro, aqueles que têm os pais vivos e é como se eles não fizessem parte das suas vidas. Por isso, há tanta solidão, tanta falta de amor... também sei que, as pessoas não podem retribuir o que não receberam. Porquanto, ouvimos alguns pais a queixarem-se do comportamento dos filhos, mas esquecem que são os principais responsáveis pela educação ou (des)educação destes.
Felizes os que são pais por vocação e o são de verdade. E felizes os filhos que reconhecem o valor dos seus pais e que, no fim da vida, têm a hombridade de ampará-los com paciência, nas suas fraquezas, teimosias, confusões. E já agora, aqueles que foram bafejados pela sorte de terem bons pais, tenham o reconhecimento e saibam agradecer-lhes por tudo o que fizeram de bem, pelo carinho e amizade, além de todos os cuidados inerentes a um pai.
Deixo um repto a todos os filhos. Se és filho e tens inteligência, orgulha-te do teu pai e não te envergonhes de dizer quem ele é, pois parte daquilo que nós somos, devemos aos nossos Pais.
Vamos perdoar e tolerar algumas ofensas que, porventura possamos ter dos nossos pais e, dar-lhes toda a atenção e carinho que pudermos, a fim de que, um dia, os nossos filhos possam guardar as melhores recordações e, seguir os bons exemplos. Decerto, teremos Filhos e Pais mais Felizes.
Para todos os que já viram partir os pais, um especial carinho, pois nestes dias, a saudade aumenta e o desejo de os ter presentes é uma realidade cruel. Que sintam a alegria pelo pai que tiveram e lembrem-se dos bons momentos que passaram juntos. Uma forma bonita de lembrar o pai.
Feliz Dia do Pai! Para os Pais biológicos e para os Pais de "coração", ou seja, todos os que agem e se comportam como verdadeiros pais.
19-03-2020
Graziela Veiga (filha)

Sem comentários:
Enviar um comentário