JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

terça-feira, 19 de maio de 2020

Do médico fisiatra António Raposo - 9tc Spolnsohredsl · Artigo do Diário dos Açores Conselhos de médico 37 - LESÃO DO MENISCO MEDIAL



9tc Spolnsohredsl ·
Artigo do Diário dos Açores
Conselhos de médico 37 - LESÃO DO MENISCO MEDIAL

1 – “Entorse do joelho” / lesão do menisco medial (“interno”).

2 – É a lesão do joelho mais frequentemente operada por artroscopia nos desportistas.

3 – A posição do membro inferior na altura da lesão é com o pé preso em apoio no chão e o joelho em valgo (joelho para dentro) e um movimento de rotação do tronco. Quase sempre a lesão surge numa mudança de direção. Pode acontecer ao baixar e rodar o tronco, na corrida e até ao levantar da sanita.

4 – Os meniscos têm uma forma de ferradura e são uma cunha (mais alta da parte de fora) composta por um material fibro elástico que serve de amortecedor dos impactos no joelho e facilita os movimentos de rotação.

5 – O diagnóstico baseia-se na história da lesão, no exame físico correto, com os testes adequados (são vários) e na evolução. Habitualmente é pedida uma ressonância magnética nuclear para confirmar as suspeitas de lesão meniscal.
.
6 –As queixas principais são: dor, dificuldades na marcha, bloqueio dos movimentos do joelho, com limitações articulares e por vezes ligeiro derrame. Mas a dor é que é o principal desconforto.

7 – As lesões mínimas costumam “passar” sem necessidade de cirurgia ortopédica. Quando a lesão causa desconforto ou impede a atividade profissional está então indicada a artroscopia, que confirma o diagnóstico e faz a excisão parcial da parte do menisco que está lesada. Muito raramente o menisco é suturado se a lesão é na região periférica onde há alguma circulação sanguínea. Quando a lesão é na área que não tem vasos o menisco nunca cicatriza, razão pela qual a indicação cirúrgica para retirar essa parte, caso contrário esses “fragmentos” podem lesar as cartilagens e levar a uma artrose precoce.

8 – A recuperação de numa cirurgia por artroscopia do menisco medial demora cerca de 3 a 4 semanas em atletas profissionais. Na população e nos desportistas amadores (que não fazem a cirurgia logo de imediato) o plano pode ser de 2 a 3 meses (havemos de voltar a este assunto).

Nota: A - Na minha experiência a questão principal das lesões meniscais aqui nos Açores é o tempo que leva desde que surge a lesão até à cirurgia. B - No caso das suturas meniscais o doente fica “mais bem servido” porque não se retira nada, mas a recuperação é muito demorada, pelo que os atletas profissionais poucos arriscam a fazer. C – Os doentes que são operados (excisão parcial do menisco) costumam perguntar se “isso” que se tira não faz falta. Faz sim senhor, mas não existe outro “remédio” porque o menisco não cicatriza.

António Raposo, médico fisiatra.

Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário