JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Do médico fisiatra António Raposo - Artigo do Diário dos Açores Conselhos de médico 38 - ROTURA DO LCA


Artigo do Diário dos Açores
Conselhos de médico 38 - ROTURA DO LCA

1 – “Entorse do joelho” / rotura do ligamento cruzado anterior (LCA).

2 – É uma das lesões mais graves do joelho…!!! O LCA é um estabilizador do joelho. Quando o ligamento “rasga” o joelho fica “solto / instável” e é muito difícil fazer movimentos de rotação.

3 –Quase sempre a lesão surge numa mudança de direção com o pé “preso” no chão. Por vezes os atletas referem um “estalo”…!!! É o ligamento a rebentar…!!! É frequente no futebol, ski na neve, basquetebol e outros desportos. Também nos acidentes de viação e inclusive nos acidentes laborais, domésticos e nas atividades de lazer.

4 – As queixas principais são dor intensa, bloqueio do joelho, incapacidade funcional, sensação de falha e derrame intra articular (por vezes só no dia seguinte) que pode ser abundante e com necessidade de ser retirado através de uma punção com agulha (modéstia à parte quando o faço não dói nada…!!!).

5 – O diagnóstico baseia-se na história da lesão e no teste de “gaveta anterior” positivo. Habitualmente é pedida uma ressonância magnética nuclear para confirmar as suspeitas de rotura do LCA e para avaliar se existem lesões associadas.

6 – As medidas de suporte inicial são: repouso, gelo (muito gelo), imobilização, marcha com duas canadianas e medicação com analgésicos e por vezes anti inflamatórios. Se existe derrame abundante puncionar e drenar.

7 – O tratamento principal é a cirurgia ortopédica que é efetuada através de artroscopia. O ligamento quando rompe quase sempre necessita de ser substituído. É a chamada ligamentoplastia (outro nome complicado). Para tal usam-se ou uma parte do tendão rotuliano ou um dos tendões dos músculos da face posterior da coxa que terminam no pé de pato.

8 – A recuperação de uma ligamentoplastia do LCA, por artroscopia, é um processo lento e prolongado. Demora em reabilitação e tratamentos de fisioterapia entre 6 a 8 meses…!!! Os que são atletas, na parte final têm de cumprir um programa de recuperação específico para a situação. Não há milagres… É assim também com os profissionais…se corre tudo bem…!!!

Notas: A – Importante não ter pressa na recuperação. O que interessa é ficar bom…!!! B – Os doentes costumam perguntar se “aqueles tendões que se tiram” não fazem falta. Fazem sim senhor, mas comparado com a falta que faz o LCA vale a pena ser operado, se for por alguém experiente na matéria ainda melhor.

António Raposo, médico fisiatra.
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário