JORNALISMO EM DESTAQUE

485º Aniversário da Cidade de Angra do Heroísmo

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Cónego Gil Mendonça - Um grande exemplo (18 de maio de 2011


       
Cónego Gil Mendonça - Um grande exemplo

(18 de maio de 2011

Já mais do que uma vez escrevi que, em termos de caminhadas, também considero os brasileiros campeões do mundo. Realmente, as caminhadas fazem parte do quotidiano do povo brasileiro. Inclusive, gente com idade bastante avançada não descura do privilégio que desfruta, utilizando os calçadões junto às praias (e ainda nas mesmas para quem tem mais pedalada) e os parques florestais. Aliás, qualquer espaço convida a uma boa e salutar caminhada.

Há anos atrás, na nossa terra, havia uma pessoa que transmitia um exemplo de pugnar pela saúde através da caminhada, isto numa altura em que ainda não se pensava na construção de uma via rápida entre Angra e as Lajes, por exemplo. Mas, nessa altura, com um piso de calçada (como se dizia), sobretudo aos sábados e aos domingos, deparávamos com o Cónego Gil de Mendonça a palmilhar aquele espaço, passando pelas zonas limítrofes ao Campo de Golfe. Com a sua habitual indumentária e de boné, por lá andava, orgulhosamente só, o Cónego Gil de Mendonça. Para quem passava de automóvel, talvez considerasse que aquele tipo de actividade não tinha qualquer importância. Puro engano. Veja-se o que hoje se pratica em termos de caminhadas? É impressionante, nomeadamente nos meios com elevados índices populacionais.

Ora, fazendo um paralelismo entre aquele tempo em que um cidadão andava por ali entre a “Casa da Água” e o espaço que rodeia o Campo de Golfe e a presente actividade de milhares e milhares de pessoas, não vou exagerar ao considerar que, nesse sentido, o Cónego Gil de Mendonça constitui um paradigma para ser recordado por todos aqueles que, aos sábados e aos domingos, deparavam com a sua presença em plena marcha. Curiosamente, quando comecei a caminhar por estas paragens veio-me à mente imagem do Cónego Gil de Mendonça na caminhada aludida no início desta crónica.

Para além de sacerdote íntegro, bom professor de Religião e Moral e distinto chefe da Mocidade Portuguesa, o Cónego Gil de Mendonça também nos deu esta lição de que caminhar faz bem à saúde.                                                                   
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário