DE TOIROS
MAIS UM (EXCELENTE) LIVRO DA AUTORIA DE LIDUÍNO BORBA
Nos 40 anos dos Forcados Amadores de Turlock, Califórnia
Depois do lançamento do livro “FORCADOS AMADORES DE TURLOK – A ARTE DE BEM PEGAR”, no dia 3 de dezembro, no Salão de Stevinson, Califórnia, assistimos ao lançamento, em Angra do Heroísmo, no passado dia 28 de janeiro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Esta bem elaborada obra, e ricamente ilustrada, da autoria do investigador e escritor Liduíno Borba, com prefácio de José Ávila, do jornal Tribuna Portuguesa, que também contribuiu com a maioria das fotografias para o livro, traça-nos a história deste Grupo de Forcados nos seus 40 anos de vida (1976-2016)
Mas para melhor elucidação dos leitores do Diário Insular ninguém melhor que o próprio autor do livro, Liduíno Borba, para nos responder às perguntas seguintes:
Quando é que começou a escrever e a publicar em livro?
Desde novo que escrevo. Tenho escritos desde os 16 anos.
Após o 25 de abril fiz parte de um partido e fazia o jornal local, dessa mesma organização. Mais tarde participei no jornal da Igreja de São Mateus, minha freguesia natal. Depois escrevi alguns artigos de opinião, publicados em vários jornais incluindo os de Angra do Heroísmo, “Diário Insular” e “A União”.
Em 2004 comecei a escrever com a finalidade de publicar em livro a “História de São Mateus”, que seria editado e lançado em 2008. Mas ainda antes, em 2007, escrevi e publiquei um pequeno livro, “Clube do Cantinho”, que conta a história desse Clube de que fui um dos sócios fundadores. Em 2008, ainda antes da “História de São Mateus”, foi publicado o livro “João Ângelo – O Mestre das Cantorias”, que a primeira edição esgotou em 15 dias.
Quantos livros já escreveu?
Desde 2007 já escrevi 45 livros, alguns deles em coautoria com o meu amigo José Fonseca de Sousa. Como tenho a minha própria editora – Turiscon Editora – tenho também publicado alguns livros de outros autores, somando assim um total de 58 livros em 10 anos.
Este último trabalho – “Forcados Amadores de Turlock – A Arte de Bem Pegar” – teve início em agosto de 2011, com a recolha de elementos para o livro na Califórnia.
Inicialmente foi pensado o ano de 2012 para o seu lançamento, mas havia a falta de alguma informação fundamental e, com a boa sugestão do amigo José Ávila, foi decidido lançar o livro em 2016, na grande festa dos 40 anos do Grupo. E assim foi.
2016 foi um ano de glória para o Grupo de Forcados Amadores de Turlock: nas 13 corridas que participaram, num total de 40 toiros pegados, quase tudo correu bem; a deslocação ao Canadá correu muito bem para o Grupo; seguiu-se as Sanjoaninas em junho e uma das pegas do Grupo, a de George Martins Jr., foi considerada por alguns comentadores tauromáquicos, a melhor da Feira; a coroa de glória chegou com a ida ao Campo Pequeno quando o Grupo ganhou o prémio para a melhor, entre seis grupos de forcados, efetuada por George Martins Jr, atual Cabo do grupo; nessa mesma viagem, estiveram presentes numa corrida na Praça de Nazaré que também correu bem; a corrida dos 40 anos, na Praça de Stevinson, a 4 de setembro, também foi um momento de glória para o Grupo, que pegou os 7 toiros da noite; a última corrida da temporada foi a de Nossa Senhora dos Milagres, em Gustine, a 12 de setembro, que também não correu mal; ainda foi rejeitado, pelo Grupo, um convite para participarem numa corrida no Perú, à semelhança do ano anterior, que foi um sucesso;
Todo este ano de 2016 foi coroado com uma grande Festa com Jantar de Natal do Grupo, no Salão de Stevinson, no dia 3 de dezembro, para mais 500 pessoas, com o seguinte programa:
- Colóquio sobre forcadagem, com a presença de Simão Comenda (Ex forcado), Rui Fernandes (cavalheiro) e José Manuel Martins (Ex-rabejador do Grupo);
- Cerimónia de lançamento do livro “Forcados Amadores de Turlock”, com a apresentação do Comendador Manuel Eduardo Vieira, a presença do autor Liduíno Borba e de George Martins (pai) e George Martins (filho), ex-cabo e atual cabo;
- Jantar com um excelente cozido à portuguesa;
- Noite de fados com João Chora.
O livro referido teve uma participação muito grande do então Cabo do Grupo, George Martins, que ficará para a história como grande impulsionador desta obra única na Califórnia. Entre outras colaborações, José Ávila, da Tribuna Portuguesa, deu uma grande ajuda ao fornecer milhares de fotografias (64%) para o livro.
Este Grupo nasceu em 1976, na Califórnia, por iniciativa de Manuel de Sousa, conhecido por Manuel Silvestre, natural da Cinco Ribeiras, ilha Terceira, que contratou cá na ilha, forcados para ajudarem a dar início ao Grupo.
João Hermínio foi o primeiro Cabo do Grupo e o segundo foi António Baldaia, que iam de cá da ilha ensinar os de lá e o Grupo nasceu. Para além destes dois forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense foram outros: Joaquim do Carmo, Kiki, Tiló, 400, José Manuel da Fiat e Jorge Gabriel Vaca.
Como correu o lançamento em Angra do Heroísmo?
Correu muito bem. Foi uma cerimónia muito bonita, emotiva e participada, na nova Biblioteca de Angra – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Para além de todo o público, tivemos a agradável presença de George Martins, pai e filho, e também do forcado David Sanchez, que se deslocaram da califórnia para participarem neste lançamento.
De realçar o intercâmbio, neste caso de lá para cá, o que não é muito habitual, mas que tende a ser cada vez mais aprofundado.
Toda a organização do evento a cargo da própria Biblioteca foi de uma funcionalidade impecável, nada faltou.
Próximos livros a serem editados?
De minha autoria, tenho:
- “Viagem da Lira”, que relata a extraordinária viagem da Filarmónica Lira Açoriana de Livingston às Sanjoaninas 2016;
- “José Ribeiro – Um Modesto da Ribeirinha”, uma biografia deste grande improvisador;
- “Manuel da Loka – Um Ganadero na Califórnia”, também uma biografia mas de um dos grandes impulsionadores da tauromaquia na Califórnia;
- “António Nunes – Vacas, Toiros e Chocalhos” é também uma história ligada ao mundo da tauromaquia, mas com uma das maiores coleções de chocalhos do mundo.
Quanto a livros de outros autores, a minha Turiscon Editora vai lançar durante 2016:
- João Bettencourt – O Cantador dos Rosais, de José Fonseca de Sousa;
- 5.ª (Re)Edição dos Filósofos da Rua, de Augusto Gomes;
- Os Mordomos das Cinco Ribeiras (Título e autoria a definir);
Outras publicações poderão surgir, atendendo que tem havido alguns contatos.
Onde poderão ser comprados os livros?
Estão à venda nos locais habituais como a Loja do Adriano, Tabacaria Angra, Sapateia, Aeroporto, Loja da 2.ª Mão e através do site www.liduinoborba.com, ou email geral@liduinoborba.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário